ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Abertura de empresas cresce 24% e MS registra recorde no 1º trimestre

Setor de serviços foi o responsável por 65% do total, com 1.543 estabelecimentos

Por Gabriel Neris | 15/04/2021 12:37
Cliente observa produto em loja de cosméticos na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Cliente observa produto em loja de cosméticos na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

Mato Grosso do Sul registrou a abertura de 2.372 empresas nos três primeiros meses deste ano, aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Jucems (Junta Comercial do Estado).

Este é o melhor resultado na somatória de janeiro a março, superando os 1.923 estabelecimentos que abriram as portas em 2010.

O setor de serviços foi o responsável por 65% do total de empresas abertas no trimestre, com 1.543 estabelecimentos em números absolutos. O comércio abriu 720 empresas, representando 30% do total. O setor industrial foi responsável por 4,6% (109 empresas).

Do outro lado, o número de empresas fechadas no período ficou em 1.039, praticamente o mesmo do ano passado (1.034).

“Precisamos analisar duas questões, primeiro o empreendedorismo de sobrevivência, que reflete no setor de serviços crescente. Que são pessoas se adaptando à realidade para sobreviver. Por outro lado, o Estado tem apresentado índices de crescimento acima da média, com bons resultados do PIB e essa movimentação econômica têm crescido apesar das dificuldades”, explica Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário