ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Acrissul retoma feira agropecuária seis anos após ser suspensa em MS

Elci Holsback | 09/08/2016 12:23
Evento acontece entre 5 de agosto e 5 de setembro (Foto: Acrissul)
Evento acontece entre 5 de agosto e 5 de setembro (Foto: Acrissul)

Após seis anos suspensa, a ExpoMS Rural retorna ao calendário do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Realizada pela Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) a feira agropecuária iniciou as atividades no último dia 5 e segue sua programação até 5 de setembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Segundo o presidente da entidade, Jonatan Pereira Barbosa, o  objetivo da feira é oportunizar aos produtores do Estado a realização de bons negócios, assim como utilizar melhor o espaço do parque de exposições. "Por questões políticas, até então denominadas jurídicas, a Acrissul deixou de realizar uma série de eventos por muito tempo, mas agora está tudo resolvido e diante de uma estrutura como esta, seria negativo utilizar o espaço apenas uma vez ao ano, durante a Expogrande", relata Barbosa.

Com mostra de animais, shopping permanente de ovinos e gado leiteiro, julgamentos, leilões e shows, a ExpoMS Rural é a feira com maior tempo de duração no País e está dividida em duas etapas. A primeira, entre 5 e 14 de agosto é dedicada à Exponelore MS, feira exclusiva da raça nelore padrão, com julgamentos, pavilhões com animais de argola, shopping de genética e leilões da raça, envolvendo os mais tradicionais criadores de Mato Grosso do Sul e de fora do Estado. Mais de 300 animais já estão confirmados para a pista. A primeira etapa também conta com núcleos de criadores de equinos.

A segunda etapa acontece de 15 de agosto a 5 de setembro, com a participação de outras raças de bovinos como girolando, gir leiteiro, sindi, guzerá, montana tropical, senepol e também de equinos das raças árabe, além de pôneis e animais de trabalho.

Outra novidade será a realização de um leilão inédito no Brasil, com 5 mil cabeças de gado nelore, sendo 2.500 expostos e outros 2.500 vendidos virtualmente. Segundo Jonatan Pereira Barbosa, ainda é prematuro prospectar público e o quanto o evento deve movimentar em negócios, mas os primeiros dias de feira já apresentam um cenário positivo. "Em apenas um leilão que contou com 464 touros, foram movimentados mais de R$ 4.800 milhões. Apesar da crise, o produtor investe em qualidade", avalia.

O presidente da Acrissul destaca ainda que, para o produtor do Estado este evento é de grande relevância, principalmente diante do potencial competitivo da pecuária de corte sul-mato-grossense. "Temos animais de primeira qualidade. O melhor gado do Brasil é o de Mato Grosso do Sul e os importadores valorizam a qualidade genética e sabem que não vendemos animais comum e sim, um produto diferenciado", revela.

Com a volta da ExpoMS Rural, Barbosa confirma que Campo Grande contará, entre outras atividades, com duas feiras agropecuárias fixas. "A dinâmica será sempre a Expogrande no primeiro semestre e a ExpoMs Rural no segundo, gerando novas oportunidades ao produtor".

Além de pavilhões com animais e julgamentos, provas de tambor e baliza e a etapa final da Copa Acrissul de Laço Comprido, a ExpoMS Rural traz estandes comerciais e atrações para todo o público, como parque infantil, Projeto Fazendinha, Alameda Gourmet e shows entre os dias 13 e 21. A primeira atração é o show gospel com Bruna Karla, Aline Barros e André Valadão. No dia 19 é a vez de Henrique & Diego e Simone e Simaria subirem ao palco. No dia 20, Jorge e Matheus celebram 10 anos de carreira durante o show e encerrando, dia 21, a atração fica por conta de Matheus & Kauan e João Gustavo e Murilo.

Nos siga no Google Notícias