ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Aeroportos de MS entram hoje em leilão, no bolo que tem 'joia da coroa'

Privatização dos terminais de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã será confirmada na B3 com cobiçado Congonhas

Gabriela Couto | 18/08/2022 09:11
Movimentação na área interna do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Movimentação na área interna do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Acontece hoje (18), às 14h (horário de Brasília), o leilão do lote de 11 terminais aeroportuários do país na B3, Bolsa de valores de São Paulo. Dentre eles, estão três aeroportos de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã.

Para conseguir a privatização prevista pelo programa de concessão aeroportuária do Brasil, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) incluiu no mesmo lote o Aeroporto de Congonhas.

Considerado a “joia da coroa” da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o aeroporto paulista divide o mesmo bolo com os três terminais sul-mato-grossense,  os aeroportos de Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais.

Para se ter uma ideia da diferença de movimentação entre eles, o  Aeroporto da Capital recebe, diariamente, a média de 5.112 pessoas, 53 voos e 5.940 kg de carga aérea. Já o Aeroporto Internacional de Corumbá movimenta, diariamente, a média de apenas 180 usuários e apenas a Azul Linhas Aéreas  opera no local.

Com menor número de demanda ainda está o Aeroporto internacional de Ponta Porã, que apesar de fazer fronteira com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, recebe diariamente 77 pessoas entre passageiros e população fixa. Todos os dados foram retirados do site da Infraero.

Em contrapartida, Congonhas é o aeroporto como um dos maiores em trânsito de executivos no País. Localizado a 8,7 km do centro de São Paulo, capital, o terminal se destaca por ter vocação para negócios aeroportuários. O movimento diário de público (até setembro/2019) é de 60.932 passageiros, 592 voos e 159.124 kg de carga aérea.

Por isso, mesmo tendo colocado o terminal mais movimentados do país, apenas uma empresa apresentou proposta para arrematar o leilão. Para investidores, como a CCR responsável por administrar o maior número de aeroportos privados do país, levar a concessão de terminais pequenos que estão no mesmo lote de Congonhas pode ser considerado um negócio arriscado.

Conforme publicado pelo Campo Grande News nesta semana, a empresa espanhola Aena se apresentou como única interessada pela concessão, pelo valor mínimo do lote de R$ 740,1 milhões. Assim que assumir os 11 aeroportos, a Aena terá o direito de explorar os locais por 30 anos e a obrigação de investir cerca de R$ 7,2 bilhões nos empreendimentos.

Esses 11 terminais representam 15,8% do total do tráfego de passageiros no Brasil, ou seja, cerca de 30 milhões de passageiros por ano. A assinatura dos contratos de concessão deverá ocorrer após a homologação do resultado pela diretoria da Anac, em data que ainda será definida.

Até o momento o programa de privatização de aeroportos do governo federal já repassou à iniciativa privada 77,5% do tráfego nacional entre os anos de 2011 e 2021. Com esta sétima rodada de leilões o percentual vai atingir 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos concedidos no país.

Aena - Os espanhóis são responsáveis por administrar aeroportos nordestinos, como os de Recife e Maceió. Eles arremataram os terminais durante um leilão de concessões em 2019. Também atuam na Europa, como operadores do aeroporto de Madri, um dos principais do continente.

Apesar da experiência, o trabalho de privatização feito em Recife não teve boa avaliação dos usuários. O terminal pernambucano ficou em segundo lugar do país como o pior no ranking elaborado pelo Ministério da Infraestrutura.

Nos siga no Google Notícias