Agesul publica maior contrato de asfalto com verba do BNDES: R$ 276 milhões
Consórcio de empresas fará pavimentação de 62,9 km na região leste por R$ 276 milhões

Após a definição do único grupo habilitado para executar a obra de pavimentação de 62,9 quilômetros da rodovia MS-320, entre Três Lagoas e a MS-377 – que se inicia na BR-262 e liga Água Clara ao acesso a Inocência –, o Governo do Estado publicou hoje o contrato com o consórcio formado pelas empresas S.A. Paulista de Construções e Comércio e Egetra Engenharia Ltda. Trata-se do maior contrato de pavimentação previsto no plano de utilização do financiamento de R$ 2,3 bilhões do BNDES, assinado no ano passado.
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O Governo do Estado publicou o contrato para a pavimentação de 62,9 quilômetros da rodovia MS-320, ligando Três Lagoas à MS-377, com um consórcio de empresas. Este é o maior contrato de pavimentação financiado pelo BNDES, totalizando R$ 276,17 milhões e com previsão de execução em 820 dias. A obra visa melhorar a malha viária da região leste, que tem visto crescimento econômico, especialmente com a construção de uma fábrica de celulose. A pavimentação deve reduzir custos logísticos e facilitar o escoamento de produtos agrícolas e industriais, além de incluir a construção de pontes.
Com a publicação do contrato, falta a ordem de serviço para início da obra, que inclui a construção de pontes. O valor previsto é de R$ 276.169.461,16 (duzentos e setenta e seis milhões, cento e sessenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e um reais e dezesseis centavos), com previsão de execução em 820 dias.
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O trecho cria uma nova ligação da região de Inocência à divisa com São Paulo e à principal cidade do leste, Três Lagoas. Perto dali está sendo construída uma fábrica de celulose da empresa chilena Arauco, que já gerou um fluxo adicional de veículos pesados para o envio de materiais e equipamentos, além de a região concentrar muitos projetos de plantio de eucalipto para atender as fábricas. A demanda adicional de veículos pesados também levou o governo a contratar a recuperação de parte da MS-377, diante da deterioração de trechos.
A empresa paulista terá que fazer os projetos e executar as obras. Assinam a contratação o diretor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Mauro Azambuja Rondon Flores e Célio Feltrin, em nome do consórcio, único habilitado no certame.
O processo licitatório começou em julho com a participação de sete empresas. Logo no início, cinco delas: Constroeste Construtora e Participações Ltda., Alberto Couto Alves – Brasil Ltda., Construtora Luiz Costa Ltda., Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda. e Santa Luzia Engenharia e Construções Ltda. foram desclassificadas por não apresentarem documentação e propostas iniciais dentro do prazo estabelecido pelo edital. Na sequência, saiu a Agrimat Engenharia e Empreendimentos Ltda. por não comprovar qualificação. Restando somente uma concorrente, acabou sendo mantido o preço inicial previsto, sem oferta de desconto.
O governo deposita a expectativa de que o novo trecho pavimentado reduza custos logísticos e facilite o escoamento industrial e agrícola na região.