A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

21/02/2013 09:29

Anac vai investigar suspensão de voos pela TAM e Gol em MS

Marta Ferreira
Edson Giroto se reuniu ontem com diretor-presidente da Anac. (Foto: Divulgação)Edson Giroto se reuniu ontem com diretor-presidente da Anac. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Edson Giroto (PMDB/MS) solicitou ontem à tarde ao diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Marcelo Pacheco dos Guaranys, informou ao deputado federal Edson Giroto (PMDB), que sejam pedidas explicações das empresas aéreas TAM e Gol sobre os motivos para a suspensão de quatro voos entre Campo Grande e Brasília.

O diretor-presidente da Anac informou a Giroto que vai investigar este caso, ressaltando que vai apurar o porquê das empresas adotarem este procedimento e se for encontrado algo irregular, elas serão punidas.

O pedido do deputado complementa o trabalho do coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, o senador Waldemir Moka (PMDB/MS), que encaminhou ontem ofícios aos presidentes das companhias aéreas TAM e GOL cobrando explicações sobre a suspensão. Moka também fez discurso no plenário ontem à tarde e informou que vai i agendar reunião com presidente da Anac, com a participação de toda a bancada sul-mato-grossense sobre o tema.

Na reunião entre Giroto e Guaranys, o parlamentar sugeriu que a Anac e outros órgãos do setor aeroviário busquem viabilizar a atuação de outras empresas. “É necessário abrir o mercado aéreo para mais empresas, possibilitar que a concorrência exista e seja maior”, completando que “é estranho a suspensão dos vôos pelas duas empresas na mesma época”.

A TAM suspendeu a operação do voo com destino a Brasília, com saída às 13h48min do Aeroporto Internacional de Campo Grande e chegada prevista em Brasília às 16h18min, e do voo que parte de Brasília às 12h14min pousando na capital às 13h05min. A GOL acabou com outros dois horários. O de Campo Grande a Brasília, com saída às 5h15min e chegada às 7h48min, e o que sai de Brasília às 23h04min, chegando às 23h50min à Capital.

O diretor-presidente da Anac informou a Giroto que vai investigar este caso, ressaltando que vai apurar o porquê das empresas adotarem este procedimento e se for encontrado algo irregular, elas serão punidas.

Três Lagoas – O deputado federal também entregou ofício do Governo do Estado ao diretor-presidente da Anac, na qual é solicitada a liberação de R$ 1,8 milhão para conclusão da reforma do aeroporto de Três Lagoas. Os trabalhos foram iniciados em 2009.

O deputado esteve na autarquia acompanhado Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Maria Wilma Casanova Rosa.



Senhor deputado e demias politicos de MS, vc vai até a ANAC para solicitar uma resposta que o sr já sabe, esses voos não tem retorno para as empresas, dessa forma, ao invés de cada empresa ter 4 voos entre CG e DF com menos de 50% do avião ocupado. Eles escolherão ter 2 com o aviao praticamente lotado. E digo mais essa voo da azul que vai levar turistas até bonito, é muito bacana, legal. So até a empresa ver q nao tem muitos passageiros e depois pular fora. Como outras empresas ja fezeram em outra cidade do nosso estado. Caro lourival do carmo, esse empenho dos nossos deputados e senadores, é pq esses cancelamentos estão afetando diretamente a eles.
 
Tiago farias em 21/02/2013 14:27:46
Tbm nao precisa radicalizar tirar todos os voos. Tendo um por dia ou 3 por semana que seja ja ajuda.
 
suellen ferlin em 21/02/2013 13:58:01
MS é um dos poucos Estados em que a aviação "retrocede" em vez de caminhar adiante acompanhando o crescimento da economia. Nos anos 80 a extinta VASP mantinha dois voos para Corumbá na maioria "lotados" (125pax). Alguma coisa não está sendo administrada corretamente.
 
Paulenir de Barros em 21/02/2013 13:12:06
Os nobres senadores só tomaram essa atitude porque os voos cancelados são para Brasília, o que os afeta diretamente.
Queria ver se fossem cancelados voos para São Paulo, Cuiabá, etc. Duvido que iriam ter essa mesma iniciativa.
 
Manoel Neto em 21/02/2013 11:29:33
Uma vergonha ... os vôos foram retirados daqui mas continuam ativos em Cuiabá por exemplo.

A justificativa é de que a ocupação aqui é muito baixa em relação a Cuabá .

É um dos reflexos de campo Grande não ter sido escolhia cidade sede da copa.

 
Sergio Rodrigues em 21/02/2013 11:18:11
Eh bom mesmo alguem tomar uma atitude. Eh um abusrdo nao ter mais horarios decentes para chegarmos em CG.
A Tam tinha um voo maravilhoso que chegava em CG as 9:40 e agora nao tem mais. Alem de viajar 12 horas do Pais onde moro ate Guarulhos, ainda tenho que esperar mais 8 horas para embarcar para Campo Grande. Muito ruim, espero de verdade que isso mude.
 
Paula Silva em 21/02/2013 10:53:03
Tem a opção ônibus para o Sr. ir trabalhar. Já ouviu falar?

Afinal, vocês têm horários bem flexíveis, diferente da maioria do restante dos trabalhadores brasileiros.
 
Janaína Benevides em 21/02/2013 10:41:14
Parabens ao deputado Édson Giroto, pois nosso povo precisa de mais empresas aérias no nosso estado MS, chega de cartél, só a gol é dona varig, 50% ações azul e trip, são da gol, e tam coloca o preço que quer nas passagens aérias, vamos mudar essas empresas, para que nossa capital possa ser operadas por outras empresas aérias mais baratas, a nivel de Brasil, concordo com senador e deputado, é ora de mudar, para melhor nosso estado é grande, precisa ser revistos tanto no espaço aérios, como no tranportes coletivos, e interestaduais, com os transportes terrestre também, vamos senssibilizar e olhar para nossa população sulmatogrossense, que precisa de mais ônibus e também mais Aviões operandos, no nosso estados por outras empresas aérias, espero que nossa população venhar colaborar,mudanças.
 
LOURIVAL APARECIDO DO CARMO em 21/02/2013 10:14:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions