ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Apesar de Black Friday, novembro foi mês ruim de vendas na Capital

Na comparação entre os últimos quatro meses, novembro teve a pior avaliação

Osvaldo Júnior | 12/12/2017 15:51
Black Friday evitou quadro ainda mais crítico para o comércio de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Black Friday evitou quadro ainda mais crítico para o comércio de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

O Black Friday ajudou, mas não evitou que as vendas de novembro fossem consideradas ruins, conforme comerciantes de Campo Grande, ouvidos em pesquisa do IPF/MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio). Novembro teve avaliação pior que a dos três meses anteriores e o quadro seria ainda mais crítico sem a campanha promocional.

O levantamento foi realizado com 90 empresários do Comper Jardim dos Estados e dos shoppings Pátio Central, Bosque dos Ipês e Norte Sul Plaza nos dias 4 a 8 de dezembro. Para 35% dos entrevistados, novembro foi um mês ruim de vendas. Essa mesma avaliação foi de 14% para o mês de outubro, de 15% para setembro e de 21% para agosto.

“É importante ressaltar que esse comportamento historicamente é comum para esse período”, pondera o IPF/MS. “Na opinião de alguns empresários, o Black Friday do final de novembro ocorre em um momento estratégico para amenizar os resultados menos satisfatórios do mês”, acrescentou o instituto.

A campanha promocional atenuou cenário que poderia ser ainda pior. Na avaliação de 78,26% os resultados das vendas durante o Black Friday foram considerados bons. Apesar disso, para 51,85% dos empresários, a ação deveria ser realizada em outra dada, devido a possíveis interferências negativas sobre as vendas de Natal.

“Essa percepção do desempenho do comércio é importante ferramenta de demonstração de resultados e de expectativas de vendas para os próximos meses, ainda mais com a proximidade do Natal”, considerou o presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo.

Nos siga no Google Notícias