ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Após queda, Estado projeta abrir 7 mil novas empresas em 2019

Dados foram apresentados durante posse da atual diretoria da Junta Comercial de MS

Mayara Bueno | 04/02/2019 16:46
Presidente da Junta Comercial de MS, César Augusto Ferreira da Costa, durante entrevista. (Foto: Paulo Francis).
Presidente da Junta Comercial de MS, César Augusto Ferreira da Costa, durante entrevista. (Foto: Paulo Francis).

Depois de queda em Mato Grosso do Sul, a Junta Comercial do Estado espera ampliar o número de abertura de empresas em 2019, segundo o presidente do órgão, César Augusto Ferreira da Costa, que, nesta segunda-feira (dia 4), foi reconduzido pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para novo mandato de quatro anos.

De 2014 a 2016, iniciou-se um processo maior de fechamento de empresas e também de queda na abertura de novas empresas. “Em 2013, tivemos a abertura de 7,6 mil, em 2014, 6,7 mil, depois, 5,9 mil e, em 2017, 5,7 mil, o pior ano”, afirmou.

Apesar de não ter o dado fechado, o presidente afirma que o número de aberturas em janeiro de 2019 já é maior do que o registrado no mesmo período de 2018. “A economia melhorou, o próprio Estado adotou medidas administrativas que ajudaram. MS é um grande empregador e nós recuperamos [a abertura]”. Durante todo o ano passado, foram abertos 6,4 mil negócios.

Diante dos números dos três anos anteriores, a projeção para 2019 é que ao menos 7 mil empresas sejam abertas. "A projeção é em cima do crescimento, porque é muito difícil estabelecer metas, já que não é um dado gerenciável". Confiança no governo federal e melhoria na economia são fatores que podem favorecer a abertura.

Reinaldo Azambuja, governador do Estado, durante discurso. (Foto: Paulo Francis).
Reinaldo Azambuja, governador do Estado, durante discurso. (Foto: Paulo Francis).

Agilidade – Desde novembro, funciona o sistema Rede Simples Digital, no qual quem quer abrir ou fechar o negócio no Estado consegue fazer o cadastro, enviar documentações e resolver pendências diretamente pelo site, sem precisar se deslocar à sede da Junta Comercial.

Segundo o presidente, a medida fez com que, de 35 dias, anteriormente, dure de 12 a 17 dias para abertura de uma empresa em Mato Grosso do Sul. “No meio digital, a pessoa protocola o processo, se tiver pendência, já resolve”.

Em discurso durante a posse da diretoria, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) comentou que a busca por facilitar a vida do empreendedor tem de ser “incansável”. “Simplificando e desburocratizando o número de normas”. Em MS, são 217 mil empresas abertas atualmente.

Nos siga no Google Notícias