ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Até sexta, mais de 1 milhão de carnês do IPVA serão entregues no estado

Estimativa do governo é arrecadar cerca de R$ 698 milhões; quem pagar à vista ganha desconto de 15%

Liniker Ribeiro | 10/12/2017 19:56
Fluxo de veículos pelas ruas de Campo Grande (Foto:André Bittar/Arquivo)
Fluxo de veículos pelas ruas de Campo Grande (Foto:André Bittar/Arquivo)

Motoristas e condutores de Mato Grosso do Sul já começaram a receber os carnês do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores), com vencimento para janeiro de 2018. Até a próxima sexta-feira (15), 1.006.449 carnês serão entregues pelo Governo do Estado.

Assim como em 2017, o valor do imposto referente ao próximo ano foi calculado com base no desconto de 30%, concedido pelo governo. "O pagamento é importante não apenas para o governo, mas também para os municípios, porque 50% desse recurso é repassado para eles, o que ajuda os gestores a cumprirem com obrigações, como pagamentos no início do ano", relata Reinaldo Azambuja (PSDB), governador do estado.

O pagamento do IPVA deve proporcionar receita de R$ 698 milhões aos cofres estaduais. Quem fizer o pagamento à vista, terá desconto de 15%. O contribuinte que preferir efetuar o pagamento de forma parcelada, pode dividir o valor em até cinco vezes, com vencimento para os últimos dias dos meses de janeiro a maio.

A entrega do carne com antecedência busca ajudar as famílias a organizarem as finanças de início de ano, período de contas sazonais, como matrículas, material escolar e outros impostos.

A cobrança é menor para veículos novos, com primeira tributação no ano que vem. A alíquota, neste caso, é de 1%. As demais são as seguintes: 2% para motos e veículos pesados; 3,5% para carros e caminhonetes.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação, locomotivas, ônibus equipados para deficientes, embarcações de pescadores profissionais, entre outros, são isentos do pagamento do imposto.

Nos siga no Google Notícias