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Economia

Atendimento presencial em banco agora só no dia 29 de março

Títulos que vençam na semana que vem, transformada em "feriadão", devem ter data prorrogada, diz defensor

Por Marta Ferreira | 19/03/2021 15:47
Clientes fazem fila em frente a agência da Caixa, que estarão fechadas na semana que vem em atendimento a decreto municipal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Clientes fazem fila em frente a agência da Caixa, que estarão fechadas na semana que vem em atendimento a decreto municipal. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Se você precisava de atendimento presencial em bancos e não foi hoje, agora só poderá fazer isso no dia 29 de março, com a entrada em vigor do “feriadão” criado pela prefeitura de Campo Grande para tentar frear o avanço da covid-19.  De segunda-feira (22) até sexta-feira (26), as agências vão fechar, como previsto no decreto que será publicado ainda hoje.

Conforme a regra determinada, com autorização da Câmara de vereadores, 32 setores essenciais podem atender. As instituições bancárias não estão entre eles. Com isso, o cliente deve usar as opções de autoatendimento, nos aplicativos dos bancos, internet banking e caixa eletrônico.

De acordo com o defensor-público-geral de Mato Grosso do Sul, Fabio Rombi, se o cliente tiver problema, pode acionar os órgãos de proteção ao consumidor.

“É claro que o consumidor consegue fazer muita coisa via Internet e autoatendimento (caixa eletrônico), mas não tudo”, comenta.

 Para a autoridade, como será feriado, a rigor o vencimento de títulos, por exemplo, fica prorrogado para o primeiro dia seguinte de funcionamento bancário. “Se os Bancos não aceitarem isso, o Procon precisará intervir”, explicou.

Ainda segundo Rombi, em último caso, se não houver entendimento entre cliente e banco, caberá ao consumidor ajuizar ação de consignação em pagamento para depositar judicialmente o valor que entende correto, sem encargos por suposto atraso no pagamento.

O Procon ainda não informou se vai adotar algum tipo de atendimento diferenciado.

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