ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Aumento do IPTU e dos alimentos contribuem para inflação em 0,87%

Priscilla Peres | 07/03/2016 11:23
Aumento do IPTU influenciou na inflação de janeiro e fevereiro. (Foto: Fernando Antunes)
Aumento do IPTU influenciou na inflação de janeiro e fevereiro. (Foto: Fernando Antunes)

A inflação de Campo Grande fechou fevereiro em 0,87%, o que mostra desaceleração no preço do custo de vida. O índice é menor que o de janeiro (1,47%) e o de fevereiro do ano passando, quando fechou em R$ 1,38%, segundo dados no IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor).

Janeiro é tradicionalmente mês de inflação alta, devido ao pagamento de impostos e outras contas, mas a queda do índice em fevereiro mostra que, se continuar nessa trajetória, a inflação fechará o ano mais próximo a meta que é de 4,5% ou do teto que é de 6,5%. Em 2015, o índice fechou em 11,41%.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Nepes (Núcleo de Pesquisas Econômicas) da Uniderp, os dois primeiros meses do ano, a inflação acumulada foi de 2,35%. Nos últimos doze meses, o índice soma 10,51% com os recuos recentes.

Em fevereiro, o grupo Habitação (1,16%) foi o que mais influenciou o índice, isso devido ao aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, o grupo Alimentação teve peso de 1,06% no mês, devido as variações climáticas.

Outros grupos também contribuíram para o aumento, sendo Transportes, com índice final de 0,44%, Educação com alta de 0,09%, devido aumentos em produtos de papelaria. O grupo Despesas Pessoais apresentou uma forte alta em seu índice, da ordem de 1,19%. O grupo Vestuário foi o único que registrou deflação de -0,47%.

Nos siga no Google Notícias