ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  10    CAMPO GRANDE 

Economia

Banco Central abre amanhã consulta sobre saques esquecidos nos bancos

Essa primeira etapa contempla empresas e pessoas nascidas antes de 1968

Ângela Kempfer | 06/03/2022 15:05
Banco Central abre amanhã consulta sobre saques esquecidos nos bancos
Homem conta notas de 100 reais. (foto: Divulgação)

Começa amanhã (7) o agendamento dos saques do Banco Central para os nascidos e empresas abertas antes de 1968.Banco Central abre amanhã consulta sobre saques esquecidos nos bancos O prazo para o resgate será até 11 de março nessa faixa etária. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Na semana passada, oBanco Central abre amanhã consulta sobre saques esquecidos nos bancos Banco Central divulgou o passo a passo sobre como recuperar os valores esquecidos em instituições financeiras. São 114 milhões de pessoas que receberãoo dinheiro parado.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

"Solicitar por aqui": para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

"Solicitar via instituição": a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

Veja o calendário:

  • Nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período - de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março.
  • A partir de 1984 - de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.