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Economia

Black Friday deve ter desconto médio de 41% nas lojas da Capital

A expectativa do ticket médio é de R$ 589, com gasto total de R$ 89,6 milhões

Por Izabela Cavalcanti | 02/11/2024 16:39
Loja de calçados em Campo Grande com cartaz da Black Friday, no ano passado (Foto: Marcos Maluf)
Loja de calçados em Campo Grande com cartaz da Black Friday, no ano passado (Foto: Marcos Maluf)

A Black Friday deste ano deve ter média de 41% de desconto nas lojas de Campo Grande, segundo pesquisa da CDL Campo Grande. A expectativa do ticket médio é de R$ 589, com gasto total de R$ 89,6 milhões.

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A pesquisa da CDL Campo Grande indica que a Black Friday deste ano em Campo Grande deve ter uma média de 41% de desconto, com um ticket médio esperado de R$ 589 e um gasto total estimado em R$ 89,6 milhões. Apesar do otimismo, os comerciantes enfrentam desafios como a queda no poder de compra, a concorrência do e-commerce e a necessidade de engajar a equipe. Para superar esses obstáculos, a CDL recomenda estratégias como ofertas verdadeiras e atrativas, revisão do sortimento, destaque para produtos mais acessíveis e a construção de um relacionamento digital forte.

A pesquisa envolve 150 empresas consultadas entre os dias 23 e 28 de outubro. Deste total, 36% estão com boas expectativas de vendas; 22% boas expectativas; 15% regular; 9% ruim e 18% não souberam responder.

Ao comparar com o ano passado, o levantamento mostra que 3% dos empresários acreditam que vão vender 50% a mais; 8% de 30% a 50% a mais; 13% de 20% a 30%; 18% dos empresários de 15% a 20%; 21% acreditam que vão vender entre 10% e 15% a mais; 26% até 10% maior que o ano passado.

O maior desafio enfrentado relatado pelos comerciantes é a queda no poder de compra para 21% dos que participaram da entrevista; concorrência com o e-commerce para 18%; engajamento do time para 17% dos empresários; falta de produtos, 14%; manutenção de margens, 12%; e falta de caixa, 12%.

“A queda no poder de compra dos consumidores e a forte concorrência com o e-commerce são os maiores obstáculos apontados. Para muitos, o engajamento da equipe e a falta de produtos são outras preocupações. Entretanto, há uma consciência crescente de que a estratégia adequada, produtos iscas e a preparação podem fazer a diferença”, destacou o presidente da CDL Campo Grande, Adelaido Vila.

A entidade também separou algumas dicas para os lojistas nesta época, como por exemplo, divulgar ofertas verdadeiras e atrativas em produtos de entrada, que funcionam como "iscas" para trazer consumidores à sua loja, sejam físicas ou online; revisar o sortimento de produtos; introduzir e dar destaque a produtos mais acessíveis, ajustando a oferta para itens de ticket médio ou baixo, que se alinhem melhor ao orçamento dos consumidores.

Construir ofertas agressivas em produtos populares e essenciais, atraindo até o público mais cauteloso e disposto a gastar menos; criar descontos progressivos para aumentar o volume de vendas, onde o cliente obtém mais desconto quanto maior o volume de compra; e entender quais mídias seu cliente navega, construa ou aprimore seu relacionamento digital.

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