Bonito estreia em feira na China para ampliar número de turistas no destino
Encontro tem o objetivo de fortalecer contatos e atrair mais visitantes ao principal destino turístico de MS

A cidade de Bonito, a 260 quilômetros de Campo Grande, participa pela primeira vez da ITB China, principal feira de turismo voltada ao mercado chinês, realizada em Xangai. O evento começou na terça-feira (27) e segue até esta quinta-feira (29). Bonito integra o estande da Embratur, ao lado de destinos como Foz do Iguaçu, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná, além de operadoras e companhias aéreas como a Latam.
RESUMO
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Bonito, cidade localizada a 260 quilômetros de Campo Grande, participa pela primeira vez da ITB China, principal feira de turismo voltada ao mercado chinês, realizada em Xangai. A iniciativa visa ampliar a visibilidade do destino e atrair mais turistas chineses, que representaram apenas 0,34% dos visitantes entre janeiro e abril de 2025. A vice-prefeita Juliane Salvadori destacou a importância da parceria com a Embratur e a expectativa de consolidar Bonito como referência em turismo sustentável. O mercado chinês é estratégico para o Brasil, com projeções de crescimento significativo no número de viajantes até 2040. A Embratur lançou a ferramenta "Brasil Travel Specialist" em mandarim para capacitar agentes turísticos chineses e firmou memorandos de entendimento com empresas líderes do setor. A participação na feira também busca estreitar relações com companhias aéreas para expandir rotas e aumentar a frequência de voos, impulsionando o turismo brasileiro na China.
A vice-prefeita de Bonito, Juliane Salvadori, que integra a comitiva brasileira, destacou a importância da presença inédita na feira. “Bonito nunca tinha participado desse evento, então é a primeira vez que Bonito participa em parceria com a Embratur, no estande da Embratur, com outros destinos também. Já fizemos diversas reuniões e temos mais de 30 contatos aqui de operadoras e agências de turismo da China. A expectativa é muito boa, pois já realizamos reuniões também com o consulado em Xangai. Agora, a ideia é continuar esse trabalho, enviar mais informações e convidar algumas operadoras para conhecer Bonito. Esse trabalho precisa ser mantido ao longo dos anos”, afirmou.
Dados do Observatório de Turismo de Bonito mostram que entre janeiro e abril de 2025 os chineses representaram apenas 0,34% dos visitantes no destino. Com essa participação inédita na feira, Bonito busca ampliar sua visibilidade no mercado chinês e atrair um número maior de turistas nos próximos anos.
O mercado chinês é estratégico para o Brasil. Em 2024, cerca de 162 milhões de turistas chineses viajaram para o exterior, segundo dados da GlobalData. A projeção é que o número chegue a 310 milhões em 2040, conforme estudo da Google e Deloitte. No entanto, o Brasil ainda ocupa uma posição discreta entre os destinos preferidos pelos chineses, figurando na 49ª posição em 2024, com 76 mil visitantes, de acordo com a Embratur.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o retorno do Brasil à ITB China acontece após seis anos e foi planejado com base em dados de mercado. “O nosso retorno à China acontece após um longo estudo de mercado. Com uso de inteligência de dados, desenhamos uma estratégia de promoção muito direcionada aos nossos potenciais visitantes: turistas que hoje se interessam em visitar destinos similares ao que podemos oferecer, mas sempre com experiências que só se pode viver no Brasil”, explicou.
Freixo ressaltou que o turista chinês busca destinos que ofereçam cultura e natureza, segmentos em que o Brasil tem grande potencial. “O chinês é o líder no número de viagens ao exterior no mundo, com cada vez maior poder econômico. E o tipo de destino que o chinês mais procura são os segmentos de cultura e natureza, que o Brasil tem muito a oferecer”, destacou.
Para fortalecer a presença brasileira no mercado chinês, a Embratur lançou na feira a ferramenta “Brasil Travel Specialist” em mandarim. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores chineses, a plataforma oferece treinamentos sobre produtos e destinos brasileiros, com foco em segmentos como natureza, cultura e gastronomia.
Além disso, durante a ITB China, o Brasil firmou memorandos de entendimento com empresas chinesas líderes do setor para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros e desenvolver campanhas promocionais e estratégias de marketing direcionadas ao público chinês.
A participação do Brasil no evento também visa estreitar relações com companhias aéreas que fazem a ligação entre os dois países. Empresas como Air China, Qatar Airways, Emirates, Ethiopian Airlines, Air France, Lufthansa e Turkish Airlines participaram de encontros para discutir a expansão de rotas e o aumento da frequência de voos, visando atender à demanda gerada pela promoção do turismo brasileiro na China.
O estande brasileiro na ITB China conta com a presença dos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso, além das cidades de Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Bonito (MS). A feira reúne mais de 500 expositores e cerca de 50 mil visitantes, incluindo operadores turísticos, agências de viagens, destinos turísticos e empresas de tecnologia de viagens.
A expectativa de Bonito e da Embratur é que a participação no evento traga resultados concretos nos próximos anos, com o aumento do fluxo de turistas chineses para o Brasil, e em especial para Bonito, que busca consolidar internacionalmente sua imagem como destino de natureza e turismo sustentável.