ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Brasil tem o 5º lugar entre os países onde é mais caro comprar e manter um carro

Entre os principais sonhos dos brasileiros está o desejo de ter o carro próprio

Ignácio Aglietti | 21/08/2021 13:52

Brasil tem o quinto lugar entre os países onde é mais caro comprar e manter um carro

Entre os principais sonhos dos brasileiros está o desejo de ter o carro próprio, mas é preciso uma grande inversão. Esta é uma realidade conhecida por todos, e uma pesquisa britânica só veio para confirmar: para comprar um carro e mantê-lo é preciso comprometer 441,89% da renda média anual.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A consultora britânica Scrap Car Comparison fez um levantamento que aponta o Brasil como o quinto país onde custa mais comprar um carro e mantê-lo. Na pesquisa foi considerado o Volkswagen Golf e Toyota Corolla, dois veículos muito populares no país, porém não os mais comprados.

Um veículo mais buscado pelos brasileiros é o Volkswagen Gol que em junho deste ano estava na 2° posição no segmento de seminovos e na 10° entre os carros 0 km, de acordo com o relatório trimestral de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. Porém, o Volkswagen Golf não estava na lista dos 10 veículos com maior intenção de compra. O Corolla não está entre os veículos novos mais procurados, porém no segmento dos seminovos está na 3° posição.

A pesquisa da Scrap Car Comparison levou em conta o custo para comprar os veículos e também o gasto para mantê-lo e cuidá-lo, incluindo o seguro, o combustível e a manutenção. Valores que foram comparados com a renda média anual de cada país.

De acordo com a Scrap Car Comparison, o Brasil é o 5° país com maior gasto para ter um veículo e exige mais do que a renda média anual dos brasileiros. De acordo com os resultados, o proprietário de um Golf ou de um Corola precisa 441,89% do ganho médio anual para poder manter seu carro em boas condições.

O Brasil fica para atrás da Turquia, onde o processo de aquisição e os cuidados equivalem a 652.29% da renda média dos cidadãos. Seguido por outros países Sul Americanos: Argentina (515,77%), Colômbia (508,93%) e Uruguai (443,68%).

Além desses cinco, 70% dos 10 países com maior gasto são americanos. Seguem ao Brasil, Ucrânia (413,78%), Guatemala (355,94%), Rússia (290,04%), México (285,20%) e Costa Rica (269,83%). Percentuais muito distantes dos países que aparecem como os “mais baratos”.

A Austrália é o país mais econômico para comprar e manter um Golf ou um Corolla, requer apenas 49.48% da renda média anual dos australianos. Seguida pelos Estados Unidos, com 54.87%. A Finlândia, na posição 10 deste ranking, exige 91.58% dos ganhos médios anuais.

Do combustível e da manutenção do veículo ninguém pode escapar. No entanto, é possível encontrar bons seguros e preços baixos, de fato o valor que mais pode variar para manter um carro é o do seguro. Basta procurar nas seguradoras mais confiáveis as propostas de seguro mais convenientes, de acordo com o uso do veículo e o perfil do motorista.

Já sabemos que no Brasil ter o carro próprio é caro, no momento de comprá-lo, muitos devem se ajustar às possibilidades do seu bolso e adiam a compra do carro dos sonhos, e fazem isso até ter uma renda maior.

Nos siga no Google Notícias