ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Calor impõe alerta para cliente não levar susto com faturas de água e luz

As duas concessionárias dos serviços de abastecimento apontam aumento atípico neste fim de verão

Marta Ferreira | 12/09/2019 20:04
Mangueira ligada sem necessidade é um dos riscos de ampliar conta de água, alerta concessionária. (Foto: Kísie Ainoã)
Mangueira ligada sem necessidade é um dos riscos de ampliar conta de água, alerta concessionária. (Foto: Kísie Ainoã)

Água e energia são duas contas que pesam no orçamento de todo mundo. Neste fim de inverno, então, o risco de surpresa quando as faturas chegarem impõe sinal de alerta, em razão do clima quente e seco além do normal e seu consequente aumento de consumo. O alerta vem justamente de quem cobra pelos serviços. Em Campo Grande, a Águas Guariroba estima em até 15% o aumento do gasto de energia neste mês de setembro, enquanto a Energisa, responsável pelo abastecimento de luz elétrica na maior parte de Mato Grosso do Sul, informa crescimento de 11% na demanda.

No abastecimento de água, o aumento do gasto, além da previsão de conta mais alta, já implicou em racionamento. Por dia, em média 40 bairros estão ficando períodos sem fornecimento de água.

A empresa concessionária afirma que, com temperaturas 5 graus acima da média por período de cinco dias consecutivos, Campo Grande registra recordes no consumo de água diário pela população. “Nos primeiros dias de setembro deste ano, o campo-grandense consumiu 20 milhões de litros de água a mais por dia, se compararmos com o mesmo período do ano anterior”, afirma a empresa.

“Estamos com todas as equipes fazendo um trabalho emergencial em termos de reforço no abastecimento, ações de contingenciamento e soluções para aumento da produção de água, porém algumas regiões podem ficar desabastecidas neste período mais crítico”, tranquilza o diretor executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal.

Helier alerta sobre hábitos de consumo, que podem ampliar conta de energia "sem perceber". (Foto: Divulgação)
Helier alerta sobre hábitos de consumo, que podem ampliar conta de energia "sem perceber". (Foto: Divulgação)

Alerta antecipado – A Energisa, que todos os anos faz campanha quando chega a época mais quente, para alertar sobre a necessidade de consumo racional, este ano vai antecipar a iniciativa. A publicidade começará já na semana que vem, antes mesmo do fim do inverno.

O gerente comercial da Energisa no Estado, Helier Fioravante, afirmou ao Campo Grande News que em 2019 a situação está atípica e por isso a antecipação. De acordo com ele, os primeiros dias de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, indicam elevação do consumo em 11%. Quando a comparação é com agosto, a ampliação do gasto pelas famílias e empresas persiste, em 5%.

Para complicar um pouco mais, o sistema de energia está em "bandeira vermelha", ou seja, a cada 100 kilowats consumidos, a conta aumenta R$ 4.

O impacto na fatura de cada cliente com a demanda maior é variável, observa Fioravante. “Vai depender dos hábitos de consumo de cada um. O consumidor, se não tiver uma diferença de comportamento, ele vai sentir na fatura”, declara. Fioravante cita a possibilidade de fatura até 20% mais alta, se não houver cuidado com o consumo.

Dicas - O grande responsável costuma ser o ar-condicionado e o chuveiro para quem não abre mão do banho quente mesmo em dias calorentos. Para os aparelhos de resfriamento do ambiente, a orientação é investir nos que tem consumo eficiente, que precisam de menos força elétrica para operar e, também, evitar deixar portas e janelas abertas, para não exigir mais do equipamento.

Quando ao chuveiro, o gerente comercial da Energisa alerta que o ideal é deixa-lo na posição neutra, ou seja, a água na temperatura ambiente. “No mínimo, mudar da posição de inverno para a de verão”, explica. Segundo ele, só essa mudança já significa uma economia de 20%.
Atitudes que podem passar despercebidas também são perigo de susto com o boleto, entre elas abrir e fechar toda hora a geladeira, ou lavar mais vezes aquela calça preferida, em razão do tempo mais quente.

Ainda em relação à geladeira, Fioravante faz outras recomendações. “O consumidor deve evitar de colocar alimentos quentes, lotar demais o equipamento, tampando saídas de ar, por exemplo”.
Outro “dica-chave”, aponta, é não usar a parte detrás da geladeira para secar roupa ou outras peças, no caso das mais antigas, onde ainda há grades. “Além de aumentar o consumo, há risco de pegar fogo”, diz.

A Energisa afirma que em relação ao abastecimento, as fontes de energia não apresentaram problemas.

Serviço - A concessionária de energia afirma que, em caso de problemas, o consumidor deve procurar os canais de atendimento. O call center é no o800 722 7272. A empresa tem, ainda, um serviço de atendimento pelo Whatsapp, o “Gisa”, no número 67 9980-0698. Existe, também, a opção de baixar o aplicativo da Energisa.

A Águas Guariroba atende os clientes pelos seguintes canais: call center, no 0800 642 0115 ou 115; Whatsapp Águas Guariroba no número (67) 99123 0008, pela página do Facebook.

Nos siga no Google Notícias