ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Centro voltará a fazer parte do dia a dia das pessoas, avaliam entidades

CDL e Associação Comercial lembra a importância da reforma da 14 para valorizar as lojas na região central

Gabriel Neris | 29/11/2019 19:09
Mulheres posam para selfie na nova 14 de Julho (Foto: Marcos Maluf)
Mulheres posam para selfie na nova 14 de Julho (Foto: Marcos Maluf)

Reinaugurada nesta sexta-feira (29), a Rua 14 de Julho promete voltar a fazer parte do dia a dia do campo-grandense. Esta é a expectativa do presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, Adelaido Vila.

Para ele, a inauguração da 14 de Julho deve ser marcada pela retomada do público a região central. “Tínhamos em média 300 mil pessoas circulando antes da obra. Temos que levar em conta que hoje temos outro conceito, mais moderno, bonito”, diz.

“Antigamente, a 14 corta Campo Grande de norte a sul. Deixou de ser isso. Com certeza vai mudar o perfil do Centro. A partir de hoje é um outro perfil. Vamos mensurar a partir da convivência”, complementa.

O dirigente lembra a importância da reforma para valorizar principalmente os estabelecimentos comerciais. “Era necessária uma reforma, nova roupagem de uma rua tão importante para nós”.

Adelaido lembra que também houve períodos de tensão, principalmente envolvendo a execução da obra, aborrecendo grande parte dos empresários. “O que pontuamos era a forma de como estava sendo executado, gerando prejuízos”, finaliza.

João Carlos Polidoro, presidente da Associação Comercial.
João Carlos Polidoro, presidente da Associação Comercial.

A expectativa do presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro, também é grande. A vontade é retomar mais que o movimento, o valor que a 14 de Julho tem para a cidade. "Muitos comerciantes estão investindo, outros tiveram prejuízos e infelizmente fecharam, mas antes tínhamos um Centro degradado e agora um Centro embelezado, com condições de receber turistas e consumidores. Ponto onde as pessoas vão poder andar, comprar e que coloca Campo Grande no século XXI", avalia.

Uma das responsáveis pelo projeto que remodelou a principal rua do comércio central, Catiana Sabadin, coordenadora da Central de Projetos da Prefeitura, vestiu hoje a camiseta do Reviva Campo Grande para a festa de inauguração. A roupa ilustrou a felicidade de entregar a obra. " É com muita emoção que estamos aqui inaugurando. Um projeto especial que só quem vem aqui consegue olhar. Não vou falar da obra, quero agradecer a todos que ajudaram e acreditaram nesse projeto. Cada engenheiro e pedreiro que conseguiu fazer essa obra. E ao prefeito por acreditar, confiar e deixar a gente fazer essa coisa maravilhosa", agradeceu.

O ex-senador Pedro Chaves, também participa da inauguração hoje. "Aqui aconteciam os grandes eventos, os carnavais de rua, grandes comícios políticos, tudo nas proximidades do nosso relógio. A cidade cresceu e nosso Centro estava perdendo a importância". 

Ele é um dos parlamentares que ajudou a viabilizar a obra. "Era problema que precisava ser resolvido. Logo que cheguei ao Senado, fui procurando pela minha amiga Catiana, me cercou e informou que a havia projeto de requalificação que havia sido protocolado em 2013 e estava parado no gabinete do governo federal em Brasília. Estava engavetado no Ministério da Fazenda, corremos atrás e mandados para o sSenado onde foi aprovado em menos de 30 dias. Tempo depois, Marquinhos e BID estavam assinando financiamento de 50 milhões para realizar um sonho", lembra.

O presidente da Câmara Municipal também lembrou da cooperação de muitas frentes para a revitalização vingar. "Como campo-grandense, não tinha como o coração não estar batendo forte. Essa Morena que tem esse artéria principal estava obstruída. E vem alguém com capacidade para desobstruir, o prefeito, com apoio do governo do Estado e da Câmara. Estamos nos transformando numa metrópole, numa capital digna de um Estado. E vamos levar isso para toda Campo Grande", garante.

No palanque, autoridades usam camiseta do Reviva Campo Grande.
No palanque, autoridades usam camiseta do Reviva Campo Grande.
Nos siga no Google Notícias