ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Cidadão poderá enviar sugestões para incluir no orçamento do governo

Sugestões poderão ser inseridas no Plano Plurianual, que prevê orçamento do governo até 2023

Leonardo Rocha | 24/06/2019 15:57
Secretário Eduardo Riedel durante apresentação na Governadoria (Foto:  Edemir Rodrigues - Governo MS)
Secretário Eduardo Riedel durante apresentação na Governadoria (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)

O governo estadual vai abrir uma plataforma digital para os cidadãos enviarem sugestões ao orçamento de Mato Grosso do Sul, de 2020 a 2023, que será previsto no PPA (Plano Plurianual). Este espaço estará disponível a partir da primeira quinzena de julho, seguindo até a formatação do projeto.

“Embora qualquer processo de mudança seja visto com ceticismo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está modernizando as estruturas”, disse o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel. Ele ponderou que este “canal” será uma forma da população participar e dar sua contribuição para este plano.

As sugestões devem ser enviadas ao canal “Participa MS”, onde cada um poderá direcionar os serviços essenciais que devem ser contemplados. Esta plataforma ainda vai permitir ao governo ter acesso aos dados e cruzar informações, para definir como deve alocar os recursos nos próximos anos, assim como buscar reduzir as despesas.

A intenção é seguir um modelo de “gestão transparente”, além de regionalizar as demandas do Estado. “Uma revisão da forma de atuação dos estados é urgente para o País avançar. Com esse objetivo buscamos sempre um diálogo permanente com as boas práticas de gestão e a melhora do nível de confiança da população”, disse Riedel.

Planejamento - O governo começou no início de maio as reuniões para produzir o novo PPA, já tendo no calendário cinco encontros regionais sobre o tema, nos meses de julho e agosto deste ano. A equipe citou que este planejamento precisa ser a base de gastos e investimentos do Estado.

O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes e prioridades do governo, com seus objetivos e metas a serem cumpridas durante o período de quatro anos. A cada 12 meses é feita uma avaliação do processo em andamento.

Nos siga no Google Notícias