ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Cobrança de lojas por taxa de montagem em móveis novos é ilegal

Renata Volpe Haddad | 26/01/2016 08:29
Lojas de móveis não podem cobrar por taxa de montagem de móveis, segundo o Ibedec. (Foto: Marcos Ermínio)
Lojas de móveis não podem cobrar por taxa de montagem de móveis, segundo o Ibedec. (Foto: Marcos Ermínio)

Consumidores que adquiriram móveis para a residência, estão pagando uma taxa pela montagem, além da taxa de entrega e estão reclamando da situação ao Ibedec/MS (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo).

Conforme a consultora jurídica do instituto, Bárbara Grassi, essa cobrança é ilegal. "Quando o consumidor adquire o produto, o mesmo está montado e funcionando na loja. Não se pode colocar esse ônus para o consumidor, principalmente vinculando a equipe que faz a montagem sob pena da perda da garantia", alega.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, isso caracteriza enriquecimento sem causa, ficando o fornecedor sujeito às penas de multa por má prestação de serviços e demais cominações legais. "O fornecedor não pode impor que o consumidor adquira somente os serviços da loja", informa.

O não cumprimento do prazo de entrega, pode gerar indenização, pois muitos consumidores perdem o dia de serviço por terem que esperar o produto sem saber o horário que irá chegar.

De acordo com o Ibedec, o consumidor deve sempre exigir algum documento que especifique o prazo de entrega, além da nota fiscal do produto, pois, caso a entrega não seja feita na data combinada, o consumidor poderá ingressar com ação de danos materiais e morais.

Nos siga no Google Notícias