ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com greve vetada pela Justiça, fiscais agropecuários anunciam força-tarefa

Nicholas Vasconcelos | 20/08/2012 17:00
Posto fiscal que vai receber reforço é o mesmo que no início do mês apresentouu lentidão para liberação de carretas. (Foto: Celso Braz)
Posto fiscal que vai receber reforço é o mesmo que no início do mês apresentouu lentidão para liberação de carretas. (Foto: Celso Braz)

Os fiscais agropecuários da SFA (Superintendência Federal de Agricultura) realizam a partir desta segunda-feira (20) força-tarefa nos postos de fronteira de Mato Grosso do Sul como forma de protesto contra a decisão judicial que suspendeu a greve da categoria.

De acordo com o representante do comando de greve em MS, Mário Rabelo, quatro fiscais foram deslocados para os postos de Mundo Novo, na fronteira com o Paraguai, e Corumbá, na fronteira com a Bolívia nesta segunda-feira (20).

A operação é nacional e tem o objetivo de impedir a entrada de produtos de origem animal e vegetal sem a devida certificação sanitária, que pode provocar o aparecimento de doenças e pragas.

“Em cada posto atuam de dois a três fiscais, número que nós consideramos abaixo do necessário para o trabalho”, informou Mário. Com o reforço, o contingente de fiscais passa a ser o considerado o ideal pelo movimento grevista.

Os fiscais devem ainda esta semana um protesto com a distribuição de alimentos, por exemplo, o leite para mostrar a importância do trabalho da categoria.

Liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedida no dia 10 de agosto em favor do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) determinou o retorno de 100% do efetivo dos fiscais sob pena de multa de R$100 mil por dia.

A categoria reivindica a realização de concurso e também a criação de uma escola de formação para os fiscais, além do preenchimento dos cargos de confiança por mérito.

Nos siga no Google Notícias