A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Novembro de 2019

07/11/2019 20:26

Com negócio de R$ 3,7 bi, Copagaz aumenta participação no mercado para 23%

Marta Ferreira
Copagaz aumentou participação no mercado ao participar de consórcio que comprou a Liquigáz. (Foto: Divulgação)Copagaz aumentou participação no mercado ao participar de consórcio que comprou a Liquigáz. (Foto: Divulgação)

Integrante do consórcio que fechou, nesta quarta-feira (6), a compra da Liquigás, empresa subsidiária da Petrobras, a Copagaz, do Grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul, vai ampliar sua participação no mercado dos atuais 9% para 27%, segundo informação divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ao notificar que a estatal confirmou o negócio. Além da empresa nascida em solo sul-matogrossense, associaram-se a Itausá e a Nacional Butano Gás, que saíra dos atuais 18% para 23%, conforme as contas apresentadas.

Essa empresa tem presença forte no Nordeste. A Copagaz, por sua vez, detém um terço do mercado no Estado. De acordo com o jornal paulistano, a tendência dos novos donos da Liquiguás, gigante do setor com mais de 20 milhões de clientes, é manter o grupo fatiado, até para evitar investigações por concentração de mercado.

Com a concretização da negociação, de R$ 3,7 bilhões, as empresas envolvidas tomam a liderança da Ultragás, que tentou entrar na disputa, mas acabou sendo preterida, assim como candidata dos Emirados Àrabes e também do Brasil.

A Liquigás, gigantes do setor, está entre os ativos que a Petrobras colocou à venda em campanha do que o mercado chama de “desinvestimento”, para reduzir a dívida e priorizar a exploração e produção de petróleo em águas profundas.

Com atividades de engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP, a Liquigás tem 20 milhões de clientes e cinco mil pontos de venda. Em 2018, teve receita de 5,6 bilhões de reais e lucro líquido de 147,5 milhões de reais.

Primeira empresa do Grupo Zahran, fundado em 1955, a Copagáz, Sediada em São Paulo hoje, tem 15 unidades de engarrafamento, 9 de estocagem de GLP, 2 unidades de atendimento de operação de distribuição de GLP a granel, 1 posto de revenda e uma rede de distribuição no atendimento a clientes residenciais e empresariais. A partir dessa rede distribui mais de 50 mil toneladas por mês para milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais. 

 

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions