ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Consórcio integrado pela Copagaz compra empresa da Petrobras

Valor da negociação foi de R$ 3,7 bilhões, em parceria com Itaúsa e Nacional Butano Gás

Marta Ferreira | 06/11/2019 20:42
Unidade da Petrobras, comprada por consórcio que tem participação de empresa do Grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul.
Unidade da Petrobras, comprada por consórcio que tem participação de empresa do Grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul.

Consórcio integrado pela Copagaz, empresa do grupo Zahran, de Mato Grosso do Sul, pela Itausa, acionista do Itaú, e pela Nacional Gás Butano fechou nesta quarta-feira (6) a compra a Liquigás engarrafadora de GLP colocada à venda pela Petobras. A negociação foi de R$ 3,7 bilhões, segundo divulgou o colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo.

A compra por esse consórcio já era dada como certa pelo mercado desde fim de agosto, quando as três empresas juntas apresentaram a melhor oferta, na primeira etapa da venda, afastando o interesse de compradores dos Emirados Àrabes e também do Brasil.

A Liquigás, gigantes do setor, está entre os ativos que a Petrobras colocou à venda em campanha do que o mercado chama de “desinvestimento”, para reduzir a dívida e priorizar a exploração e produção de petróleo em águas profundas.

Com atividades de engarrafamento, distribuição e comercialização de GLP, a Liquigás tem 20 milhões de clientes e cinco mil pontos de venda. Em 2018, teve receita de 5,6 bilhões de reais e lucro líquido de 147,5 milhões de reais, conforme divulgado pela imprensa nacional.

Copagáz – Fruto de um dos maiores conglomerados empresariais de Mato Grosso do Sul, o Grupo Zahran, é é uma empresa Fundada pelo empresário Ueze Elias Zahran, em 1955, em Campo Grande. Foi a primeira empresa do Grupo, que é dono da TV Morena, e começou suas atividades distribuindo apenas uma tonelada de GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sediada em São Paulo hoje, tem 15 unidades de engarrafamento, 9 de estocagem de GLP, 2 unidades de atendimento de operação de distribuição de GLP a granel, 1 posto de revenda e uma rede de distribuição no atendimento a clientes residenciais e empresariais. A partir dessa rede distribui mais de 50 mil toneladas por mês para milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais.

A Copagaz está entre as 5 maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo do país.
Neste ano, foi a primeira companhia do setor a assinar contrato para importação de GLP da Bolívia.

Nos siga no Google Notícias