ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com quase 160 milhões de toneladas, previsão da Conab é de safra recorde de grãos

Agência Brasil | 06/04/2011 10:09

Produtores de MS que tiveram prejuízos com a chuva foram compensados pela ampliação de outros cultivos

Apesar do excesso de chuva em grandes regiões produtoras no mês de março, a safra de grãos 2010/2011 deve chegar a 157,4 milhões de toneladas, de acordo com levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado hoje (6). O número é 5,5%, ou 8,2 milhões de toneladas, maior que o recorde atingido na safra, de 149,2 milhões de toneladas de grãos.

Em relação à pesquisa anterior, houve uma elevação de 2,1%, ou 3,2 milhões de toneladas. A área cultivada também se ampliou em 3,9%, ou 1,8 milhões de hectares, chegando a 49,2 milhões de hectares plantados.

Os prejuízos, principalmente a produtores de Mato Grosso do Sul, causados pelo grande volume de chuva em março – que também teve consequências pontuais em algumas regiões de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo –, foram compensados pela ampliação da área de cultivo de algodão, feijão, soja e arroz. Segundo a Conab, no entanto, o excesso de umidade atrapalhou a colheita da soja e prejudicou a qualidade do produto, causou podridão do baixeiro (parte inferior da planta) em algumas lavouras de algodão 1ª safra e atrasou a finalização do plantio do milho-safrinha.

Influenciada pelos preços recordes no mercado internacional, a área plantada com algodão cresceu 62,9% (835,7 mil hectares) em relação à safra 2009/2010. Por isso, a Conab acredita que, enquanto no ciclo anterior foi produzido 1,2 milhão de toneladas de pluma, a colheita deste ano pode chegar a 2 milhões de toneladas.

A soja, principal item do agronegócio na pauta de exportações, deve ter aumento de área em 2,3%, chegando a 24,2 milhões de hectares plantados com o grão. Com isso, a previsão da Conab é que a produção cresça 5,2%, chegando a 72,2 milhões de toneladas. Sua colheita já está em fase final nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná, entre os maiores produtores.

O levantamento foi feito entre os dias 21 e 25 de março por 68 técnicos da Conab que colheram dados com representantes de cooperativas e sindicatos rurais, e de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e em uma parte da região Norte.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também divulgou hoje, no Rio de Janeiro, nova estimativa para a safra de grãos. Segundo o instituto, devem ser colhidos 155,6 milhões de toneladas, superior à safra recorde de 149,7 milhões de toneladas de 2010.

A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho.

Nos siga no Google Notícias