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Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

16/03/2010 09:54

Comércio na internet movimentou R$ 10,6 bilhões em 2009

Redação

O internauta brasileiro gastou R$ 10,6 bilhões em comércio virtual no ano passado. Uma alta de 30% em relação a 2008, de acordo com pesquisa do E-Bit, empresa de consultoria de comércio eletrônico.

De acordo com a Folha Online, os números divulgados nesta terça-feira não consideram as vendas de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais.

Aproximadamente 17,6 milhões de consumidores brasileiros já haviam feito pelo menos uma compra pela internet ao final de 2009, segundo o levantamento, com crescimento de 33%.

O número representa 26% dos internautas no Brasil, o que mostra, segundo a consultoria, que ainda há muito espaço para crescer. O maior motivo do aumento no faturamento seria a entrada das Casas Bahia, em fevereiro de 2009, no e-commerce, como é denominado o comércio virtual.

Com a chegada do Carrefour no comércio eletrônico neste mês, todas as grandes redes presentes do país agora oferecem aos clientes a possibilidade de compras pelo mundo virtual. No Estado, a rede Comper também oferece a possibilidade de compras pela web.

Livros, revistas e jornais lideram as vendas virtuais, seguidos de saúde, beleza e medicamentos.

Com a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, os eletrodomésticos garantiram a terceira posição no ranking, logo à frente de itens de informática e eletrônicos.

No ano passado, 79% das entregas foram feitas dentro do prazo, com destaque negativo para o Nordeste (73%). O índice de atrasos foi maior na região, de acordo com a e-bit, pelo fato de a maioria dos centros de distribuição das lojas virtuais se concentrar no Sudeste.

Neste ano está prevista a movimentação de R$ 13,6 bilhões, repetindo a expansão de 30%. Ao final do 1º semestre, a projeção da e-bit é que 19,8 milhões de pessoas tenham adquirido pelo menos um produto pela internet e, para dezembro, a previsão é que o número chegue a 23 milhões.

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