Comitiva da Capital percorrerá 2 mil km para evento da Rota Bioceânica
O encontro reunirá autoridades dos quatro países que integram a rota — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile
Uma comitiva de Mato Grosso do Sul participará, entre os dias 8 e 10 de outubro, do VII Foro de los Territorios Subnacionales del Corredor Bioceánico de Capricornio, que será realizado em San Salvador de Jujuy, na Argentina. O encontro reunirá autoridades dos quatro países que integram a rota — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile —, além de representantes do setor privado, da academia e de organizações da sociedade civil.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Vereadores de Campo Grande participarão do VII Foro de los Territorios Subnacionales del Corredor Bioceánico, em San Salvador de Jujuy, Argentina, entre 8 e 10 de outubro. A comitiva, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Papy (PSDB), percorrerá 2 mil quilômetros de carro em dois dias. O evento reunirá autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para discutir o Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico. A programação inclui conferências, painéis técnicos, Cúpula de Governadores e rodadas de negócios com foco no desenvolvimento regional.
Estão confirmadas as presenças da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), de secretários municipais e de membros da Frente Parlamentar da Câmara Municipal criada para acompanhar a implantação do Corredor Bioceânico. O grupo será representado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy (PSDB), e pelo vereador Maicon Nogueira (PP).
- Leia Também
- Paraguai está em ritmo acelerado e quer ser potência latina, diz presidente
- Em visita inédita, presidente paraguaio recebe honras militares na Capital
Os vereadores irão de carro até Jujuy, em uma expedição que pretende percorrer cerca de dois mil quilômetros em dois dias. A saída está prevista para Porto Murtinho, ponto de ligação da rota no Brasil. “Vamos numa expedição de carro. Saímos de Porto Murtinho e devemos percorrer aproximadamente dois mil quilômetros até a Argentina. Esta experiência é importante porque poderemos ter um conhecimento mais profundo daquilo com que estamos lidando”, afirmou Papy.
A assessoria do Governo do Estado informou que, até o momento, não há confirmação da presença do governador Eduardo Riedel (PP) ou de outras autoridades estaduais no evento.
Discussão sobre integração regional - As pautas que serão debatidas nas comissões técnicas foram previamente construídas em reuniões de trabalho com os subgovernos integrantes do Foro, entre eles, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
O encontro discutirá os avanços do PM-CBC (Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio), além de estratégias para fortalecer a articulação logística e comercial entre os países.
Programação - A abertura oficial do Foro será na quarta-feira (8), na Ciudad Cultural, com conferências e painéis sobre os planos e projetos de cada território subnacional. Também estão previstas sessões das comissões técnicas, a Cúpula de Governadores, mesas temáticas e atividades voltadas ao setor privado.
Na sexta-feira (10), o evento encerra com uma rodada de negócios organizada pela Câmara de Comércio Exterior de Jujuy e uma mesa promovida pela Sociedade Rural da província, que apresentará a oferta pecuária do norte argentino.
Mato Grosso do Sul também participará da Mesa de Mulheres Empresárias, organizada por empreendedoras de Jujuy e do Estado, e de encontros voltados à promoção de investimentos e parcerias comerciais.