ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Construção civil dá férias coletivas para 50 mil trabalhadores em MS

Setor ainda busca prorrogação do vencimento de impostos e pagamento de medições

Jones Mário | 23/03/2020 10:40
Medida vale tanto para obras públicas como para empreendimentos privados (Foto: Anahi Zurutuza)
Medida vale tanto para obras públicas como para empreendimentos privados (Foto: Anahi Zurutuza)

Os sindicatos patronal e laboral da construção civil em Mato Grosso do Sul definiram a paralisação das obras em todo o Estado, em iniciativa de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A medida coloca em férias coletivas pelo menos 50 mil trabalhadores.

Segundo o presidente do Sintracom-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campo Grande) e da Fetricom-MS (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil de Mato Grosso do Sul), José Abelha Neto, o ato foi assinado nesta manhã, como aditivo à convenção coletiva da categoria.

“Já tem decreto da prefeitura de Campo Grande, determinando a paralisação tanto de obras públicas como privadas. Então, estamos assinando, aditivo a convenção trabalhista para dar férias coletivas a todos os trabalhadores a partir de hoje [segunda-feira, 23]”, disse Abelha Neto.

No momento, os operários ficam afastados de suas funções por 30 dias. Segundo o presidente das entidades, o prazo pode ser estendido.

O Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), por sua vez, recomendou a paralisação de todas as obras, de iniciativa pública ou particular. O presidente da instituição, Amarildo Melo, afirmou que cada empresa tomaria sua decisão.

Sobre as obras públicas, o Sinduscon/MS pediu audiências com prefeitura da Capital e governo do Estado, a fim de apresentar demandas do setor. Entre os pedidos estão pagamento de todas as medições em aberto, celeridade das medições em processamento e consequente pagamento, além da prorrogação de prazo para pagamento de impostos, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

De acordo com Amarildo Melo, uma das prioridades do setor é garantir a subsistência dos trabalhadores.

No sábado (21), durante transmissão ao vivo, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) revelou que preparava a suspensão dos vencimentos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS, a partir de hoje, “para não onerar o cidadão, o comerciante, o microempresário”.

O Sinduscon/MS calcula em aproximadamente 2 mil empresas envolvidas na cadeia da construção civil em Mato Grosso do Sul.

Plaenge - O grupo anunciou a paralisação de todos os seus empreendimentos a partir desta segunda-feira (23). A medida abarca 700 funcionários, que ganharam férias coletivas e só devem retornar ao trabalho no dia 22 de abril. Segundo comunicou a empresa, os operários terão direitos e remunerações garantidas.

O grupo divulgou que também fechou seu showroom (entre as Avenidas Mato Grosso e Via Park) para clientes e visitantes desde o último sábado (21). O atendimento comercial é feito somente por meio de canais digitais, como WhatsApp, chat, aplicativo, Portal do Cliente e redes sociais, além do telefone.

Os setores administrativos da Plaenge continuam funcionando, mas quase todo em regime de home office.

Casos - Segundo última atualização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul tem 21 casos confirmados de novo coronavírus. A pasta monitora outras 50 ocorrências suspeitas. O número de notificações é de 272.

Nos siga no Google Notícias