ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Consumo das famílias tem segundo pior resultado da série histórica

Vania Galceran | 29/01/2015 17:54
Famílias colocam o pé no freio em janeiro e compram menos. (Foto: Arquivo)
Famílias colocam o pé no freio em janeiro e compram menos. (Foto: Arquivo)

Com o orçamento corroído pela inflação e com medo do desemprego, o brasileiro está segurando os gastos. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 8,6% em janeiro frente ao mesmo período de 2014. Na comparação com dezembro, houve alta de 0,2%.

O indicador, que é medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ficou em 119,7 pontos, o segundo pior da série histórica, iniciada em 2010.

Para Ricardo Kuninari, Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), o índice de janeiro foi menor não só por causa do momento de instabilidade econômica que o país vem atravessando, aumento de juros, aumento de combustível, como também a facilidade de crédito, que acabou estrangulando as contas de muitas famílias.

"No cartão de crédito, o consumidor não chega a estar inadimplente, mas tem pago apenas a parcela mínima, que não amortiza a compra feita, apenas paga os juros cobrados pelas empresas. em alguns casos esses juros, podem chegar até a 9%, muito alto", comentou Kuninari.

O resultado foi atribuído à inflação do grupo de alimento e bebidas, que voltou a crescer em dezembro após meses de desacelerações. O índice de emprego atual teve queda de 4,3% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a dezembro, caiu 0,6%. O percentual de famílias que se sente segura no atual emprego é de 43,1%. Com 129,7 pontos, está no segundo nível mais baixo, atrás apenas de julho do ano passado.

Endividadas, as famílias brasileiras também não estão dispostas a ter despesas no cartão de crédito ou outras modalidades de parcelamento de compras. O alto custo do crédito foi determinante para que o componente que mede a intenção de compras a prazo apresentasse queda de 9,2% em janeiro na variação anual.

Na comparação com dezembro, houve recuo de 0,6%. Com 123,4 pontos, esse foi o menor nível da série, atingindo o mesmo patamar de novembro de 2014.

“As famílias estão preocupadas com os compromissos de início de ano e também com as altas de preços como energia, combustível, gastos com viagens , mas as promoções ainda atraem os consumidores, isso é uma realidade, mesmo com índices mostrando o contrário”, comentou.

Dos entrevistados, 74,1% esperamconseguir um emprego melhor e voltar a comprar nos próximos seis meses. 67,9% consideram que a renda está melhor que em igual período do ano passado.

De acordo com a pesquisa divulgada hoje, o indicador de consumo recuou 11,7% de 83,9 pontos a 74,1 pontos de dezembroaté hoje. Desta vez, 24,5% disseram que estão comprando mais que em igual período de 2014 e 50,3% informaram que reduziram o consumo.

Nos siga no Google Notícias