A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/03/2013 21:15

Copom mantém taxa Selic em 7,25% ao ano

Stênio Ribeiro, da Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) terminou nesta quarta-feira (6) sua segunda reunião no ano e manteve a taxa básica de juros (Selic) em 7,25%, em linha com as expectativas da maioria dos analistas de instituições financeiras, que estimam juros no mesmo patamar até o final do ano.

Foi a terceira reunião seguida em que o colegiado de diretores do BC manteve a taxa fixada em 11 de outubro do ano passado, no nível mais baixo da história do Copom, criado em junho de 1996. A taxa está em 7,25% há cinco meses e assim permanecerá pelo menos até 17 de abril, na próxima deliberação do Copom.

Em nota divulgada logo depois do final da reunião, ocorrida ontem (5) e hoje, o Copom informou que vai acompanhar a evolução do cenário macroeconômico, até a reunião de abril, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.

A taxa básica de juros teve dez reduções seguidas, de agosto de 2011, quando estava em 12,5%, a outubro do ano passado, quando foi fixada em 7,25%. Em 14 meses, a Selic perdeu 5,25 pontos percentuais, equivalentes a 42%, mas a rede bancária não acompanhou a redução dos juros na mesma proporção.

Pesquisa da Fundação Procon de São Paulo nas sete maiores instituições bancárias do país mostra que a taxa média cobrada sobre empréstimos pessoais, em agosto de 2011, era 5,87% ao mês, e a mesma taxa no início do mês passado era 5,35%, com redução de apenas 8,85%. No mesmo período, a taxa média sobre cheque especial caiu de 9,56% ao mês para 7,92%, com queda de 17,15%.

De acordo com o boletim Focus, divulgado na última segunda-feira (4) pelo BC, a maioria dos analistas financeiros da iniciativa privada acredita que a Selic deve permanecer no atual patamar, pelo menos no curto prazo, como forma de estimular a retomada da atividade econômica, que cresceu só 0,9% no ano passado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions