A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/09/2011 12:07

Cursos gratuitos de qualificação profissional chegam a 15 regiões da Capital

Edmir Conceição

Fiems abriu três turmas do curso de costura industrial na região do Aero Rancho, Setor 4

Alunas de curso de corte e costura.Alunas de curso de corte e costura.

O Programa Indústria Ativa Campo Grande, lançado pelo Sistema Fiems em março deste ano para levar os cursos gratuitos de qualificação profissional até os moradores da periferia da cidade, já conta com 1.989 pessoas de 15 regiões da cidade matriculadas nos cursos de costura industrial, pedreiro, eletricista e informática básica disponibilizados pelo Sesi e Senai.

“Os números demonstram o sucesso desse novo formato para qualificar a mão de obra na Capital”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante abertura de 3 novas turmas de costura industrial na sede da Associação de Moradores do Aero Rancho, Setor 4.

O grande mérito deste Programa, na avaliação de Longen, é conciliar as demandas da indústria com os interesses das comunidades da Capital. “É um trabalho conjunto que envolve as lideranças comunitárias na captação das inscrições. Nos últimos 7 meses foram formados quase 600 trabalhadores e encaminhados para indústrias do vestuário, como Universo Íntimo, Cativa Têxtil, Agosto Confecções e Kabriolli”, disse.

Sonhos - Ao abrir os cursos no Aero Rancho para atender 69 pessoas, Longen destacou que, além de beneficiar as indústrias, a ação da Fiems também possibilita que os moradores, principalmente as mulheres, possam trabalhar em casa, complementando a renda familiar.

A dona de casa Rejane da Silva Falcão, aluna do curso de costura industrial, disse que estava realizando um sonho. “Quando fiquei sabendo, quis logo garantir a minha vaga. Pretendo trabalhar em casa, mas se aparecer uma oportunidade em qualquer indústria não pretendo perder”, declarou.

A aluna Aparecida Gonçalves de Melo está muito satisfeita de poder fazer um curso do Senai perto de casa. “Não dependo de ônibus para garantir minha qualificação,” afirmou. Já a aluna Rosa Gonçalves pretende se aperfeiçoar na área de costura industrial, pois trabalha na área há alguns anos. “Quero que seja uma maneira de aperfeiçoar os meus conhecimentos nessa área de costura”, afirmou.

Opinião - Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho, Setor 4, Íris Pires Louveira, o início de cursos de qualificação profissional consolida o compromisso firmado pelo presidente da Fiems com a comunidade. “Precisamos de capacitação para colocação no mercado de trabalho o maior número possível de moradores,” destacou.

Já a presidente da Associação de Moradores do Setor 2, Maria Bezerra de Lima Santos, disse que os cursos vão ajudar muitas mães que moram na

região a entrar ou voltar para o mercado de trabalho.“Todos os dias recebemos listas de empresas buscando profissionais qualificados, por isso esses cursos são bem-vindos. Emprego tem, mas sem preparação ninguém consegue nada”, lembrou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Setor 3, Jaílson Nabhan, o programa cristaliza a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de muiats familias. “O povo precisa deste tipo de apoio. A nossa comunidade esperava

por isso há muito tempo”, argumentou.

O mesmo entendimento é compartilhado pelo presidente da Associação Comunitária do Grande Aero Rancho, José Arantes. “Nunca tivemos uma ação deste porte por aqui. Antes desse programa, os interessados tinham de procurar os cursos gratuitos no centro e agora não precisam mais”, disse.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...


quero muito fazer este curso nunca consigo fazer inscriçao,me orientem por favor.
 
mirian ferreira em 14/02/2012 05:25:28
eu gostaria muito de fazer ese curso como poso me escrever eu moro na vila antunes jardim monumento
 
rita baptista de souza em 19/10/2011 09:20:52

Achei muito importante este projeto voltado para a população de nossa cidade, ele
traz oportunidade para o emprego e capacitação aos que interessam em aprender.
Deveria expandir para outros bairros, pois resido do Bairro Sto Eugênio e não tenho conhecimento de ter vindo este cursos para este bairro e imediações.
As pessoas precisam de qualificação, incluindo os jovens menores.
 
oranilce de matos cabral em 30/09/2011 12:32:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions