A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Novembro de 2017

26/02/2017 16:21

Dependentes poderão sacar FGTS inativo de trabalhadores falecidos

Entre as pessoas que têm direito sobre os bens do trabalhador que morreu, estão o cônjuge ou os herdeiros

Richelieu de Carlo
Dependentes podem sacar FGTS de trabalhadores que já morreram. (Foto: Agência Brasil)Dependentes podem sacar FGTS de trabalhadores que já morreram. (Foto: Agência Brasil)

Familiares de trabalhadores que morreram antes da edição da medida que autoriza a liberação de recursos de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão sacar o dinheiro. Para tanto, é necessário apresentar a carteira de trabalho do titular da conta.

Além disso, a pessoa que for sacar os valores deve apresentar a carteira de identidade ao solicitar o resgate junto à Caixa Econômica Federal.

Entre as pessoas que têm direito sobre os bens do trabalhador que morreu, estão o cônjuge ou os herdeiros. Caso a família não tenha um inventário deixado pelo ente falecido indicando a divisão de bens, é preciso ir até o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e solicitar a emissão de uma declaração de dependência econômica e da inexistência de dependentes preferenciais.

Além disso, o INSS emite uma declaração de dependentes que podem receber a pensão por morte e que têm direito aos valores.

Também é necessário apresentar a identidade e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos filhos do trabalhador que forem menores de idade. Os recursos serão partilhados e depositados na caderneta de poupança desses dependentes, que só poderão acessá-la após completarem 18 anos.

Tabela de quem pode e quem não pode fazer o saque de contas inativas do FGTS. (Foto: Divulgação/Caixa)Tabela de quem pode e quem não pode fazer o saque de contas inativas do FGTS. (Foto: Divulgação/Caixa)
Federação do comércio acredita que saque do FGTS vai estimular economia
Com dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) à vista, a Federação do Comércio de MS acredita que parte do montante pode ser injetado...
Quase 200 mil empresas devem o FGTS de seus funcionários e ex-funcionários
Cerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), incluindo contas ativas e inativas, feitos...


olá minha irmã faleceu a 12 anos e não temos nenhum documento dela ã não ser o atestado de ÓBITO , gostaia de saber se minha mão consegue sacar o fgts inativo dela, grato
 
Antônio Nascimento em 06/03/2017 07:59:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions