ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Veja como resolver o saque do FGTS de conta inativa antes do prazo

Renata Volpe Haddad | 23/02/2017 17:10
Para não enfrentar fila no dia que o saque do FGTS for liberado, opção é fazer conta poupança.(Foto: Alberto Dias)
Para não enfrentar fila no dia que o saque do FGTS for liberado, opção é fazer conta poupança.(Foto: Alberto Dias)

Quem tem conta poupança na Caixa Econômica Federal ou tem a pretensão de abrir uma, tem a opção de pedir a transferência do depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelo site do banco ou no momento da abertura.

Ou seja, no caso de quem não é correntista, é possível abrir uma conta agora e, quando o calendário de saque das contas inativas for aberto, a partir de 10 de março, nem precisar ir ao banco ou enfrentar filas para ter acesso ao dinheiro.

Mas, o dinheiro só estará disponível no dia da abertura do calendário. O trabalhador que já tem conta poupança, se quiser que o saldo seja transferido basta acessar o site clicando neste link e pedir a transferência.

Já para abrir a conta, o trabalhador precisa ir até a agência da Caixa mais próxima, levando documento com foto, CPF, comprovante de residência e, se for casado, certidão de casamento.

Para ativar a poupança, a pessoa tem até dois dias para depositar a quantia em dinheiro que achar necessário, seja R$ 10 ou mais. Não é consultado nem SPC ou Serasa. O rendimento da poupança é de 0,53% ao mês e é preciso pedir ao funcionário do banco que o FGTS seja transferido para a conta.

Porém, o cartão pode ficar pronto em até 30 dias. Ou seja, como o calendário de pagamento depende do dia do aniversário do trabalhador, até o dia do saque, o cartão não pode chegar. Isso significa enfrentar a fila para sacar o dinheiro na boca do caixa. Agora, o trabalhador tem até o fim do calendário para ter acesso ao fundo de garantia. 

A dica para quem for abrir a conta poupança é ir ao banco depois do quinto dia útil, quando o movimento estará mais tranquilo. 

Nos siga no Google Notícias