ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Dourados qualificará 1,2 mil pessoas para resolver falta de mão de obra

Programa foi lançado hoje e terá 20 cursos em 16 áreas

Ângela Kempfer e Edmir Conceição | 06/08/2011 10:36
Presidente do Sebrae, da Fiems, prefeito, presidente do Sindicato das Empresas do Vestuário e diretor da Fecomércio participaram hoje cedo do lançamento. (Foto: João Garrigó)
Presidente do Sebrae, da Fiems, prefeito, presidente do Sindicato das Empresas do Vestuário e diretor da Fecomércio participaram hoje cedo do lançamento. (Foto: João Garrigó)

O prefeito Murilo Zauith (PSB) lançou há pouco em Dourados programa para qualificar 1283 trabalhadores desempregados.

Já a partir de segunda-feira começam as inscrições para 20 cursos em 16 áreas profissionais, nos setores de vestuário, alimentação, construção civil e serviços.

O programa “Qualifica Dourados” também foi criado para reciclar quem já está empregado, além de fazer o encaminhamento para vagas disponíveis no mercado da região.

A população indígena também será atendida pelos cursos, prioritariamente, para atuar em frigoríficos.

O investimento da prefeitura será de meio milhão de reais, “recurso relativamente pequeno diante do alcance social”, avalia o prefeito.

“O empresário coloca recursos, investe em tecnologia, mas falta mão de obra. Essa lacuna é que buscamos preencher”, justifica Murilo.

Há cursos de 200, 250 e até 300 horas/aula, o que irá garantir trabalhadores preparados ainda este ano a disposição das empresas.

As aulas começam em setembro, mas hoje já será realizada na região do grande Água Boa, com palestras e oficinas gratuitas.

A prefeitura deve levar oficinas até o Jardim Novo Horizonte, Jóquei Clube e Canaã I, pontos de grande concentração de moradores.

A iniciativa foi muito elogiada durante lançamento do projeto neste sábado pelos presidentes da Fiems (Federação das Indústrias) – Sérgio Longen, da Fecomércio – Edison Araújo, pelo diretor do Senai - Jaime Verruck, e pelo presidente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, além do presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Gilson Lomba.

“As federações da Indústria, Comércio e Agropecuária estão unidas para encarar a questão da qualificação da mão de obra para atender as demandas do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. A formação profissional é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois chega diretamente nas famílias e esse formato adotado pela Prefeitura de Dourados, que é semelhante ao Programa Indústria Ativa Campo Grande, precisa ser ampliado para outros municípios do Estado”, lembrou Longen.

Os deputados estaduais Lauro Davi (PSB) e Laerte Tettila (PT), ex-prefeito de Dourados, também participaram da solenidade na manhã de hoje.

Lançamento do programa ocorreu na manhã de hoje, em escola municipal de Dourados. (Foto: João Garrigó)
Lançamento do programa ocorreu na manhã de hoje, em escola municipal de Dourados. (Foto: João Garrigó)

Dois elos - O Brasil apresenta atualmente uma das menores taxas de desemprego do mundo, uma boa notícia que em outro aspecto vira desvantagem pela falta de formação dos trabalhadores.

“A qualificação é o grande entrave para expansão industrial e comercial”, lembrou o presidente do Sebrae, Claudio Mendonça.

Durante o lançamento, ele anunciou que o Sebrae pretende visitar 500 pequenas empresas na região de Dourados também para colaborar na solução de outra deficiência do setor: a gestão . Seis consultores farão um mapeamento para descobrir como fortalecer esse aspecto junto aos empresários.

Na avaliação dele, Dourados fortalecerá 2 elos, a formação e a gestão, para assegurar o desenvolvimento das empresas.

A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, lembrou que o programa foi idealizado por Murilo e que "é bastante ousado por ser abrangente e envolver praticamente todas as instituições que representam o empregador de forma geral".

Os trabalhadores interessados em participar dos cursos devem procurar a prefeitura a partir do dia 8. As inscrições também serão feitas pelos Centros de Referência de Assistência Social e pelos centros comunitários

Outras informações sobre o programa estão no site do Município: [www.dourados.ms.gov.br](http://www.dourados.ms.gov.br)

Nos siga no Google Notícias