A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

21/07/2017 15:58

Em 6 meses, órgão de proteção ao crédito registrou 7 mil novas dívidas

Osvaldo Júnior
SCPC, que registra a maior parte das dívidas de consumidores da Capital no comércio (Foto: Marcos Ermínio)SCPC, que registra a maior parte das dívidas de consumidores da Capital no comércio (Foto: Marcos Ermínio)

Diariamente, 50 novos registros são feitos, em média, no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Capital. Durante o primeiro semestre, houve acréscimo de 7.167 títulos, conforme mostra o Boletim Econômico ACICG (Associação Comercial de Campo Grande), divulgado nesta sexta-feira (dia 21).

“No semestre, registramos um crescimento de 7.167 títulos vencidos e sem pagamento”, informou o economista da ACICG, Norman Kallmus, responsável pelo boletim. O número seria ainda maior se em junho a quantidade adicional de registros não recuasse 38% na comparação com igual mês do ano passado: foram 385 títulos a mais em junho deste ano contra 630 no mesmo período de 2016.

Essa retração pode ser pontual, decorrente da liberação dos recursos nas contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “Não é clara a razão para tal comportamento, considerando-se que tivemos outra queda no número de empregos formais, mas pode-se especular que exista alguma relação com a liberação do FGTS”, afirmou o economista.

No entanto, o fator que pesa mais é o desempenho do mercado de trabalho. “Uma análise do comportamento histórico do emprego formal no município, comparado com a inadimplência, demonstra que existe uma forte correlação entre a queda das vagas e a falta de paga mento no vencimento”, comenta Norman no relatório do boletim.

O economista cita dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), lembrando que, em junho e nos acumulados do ano e de 12 meses, houve deficit na relação entre contratações e desligamentos de trabalahadores.

“Perdemos, nos 20 dias úteis de junho, 337 vagas, ou seja, quase 17 por dia. Nos últimos 12 meses foram fechadas 4.324 vagas e em 24 meses, 13.426”, cita Norman.

Telefonia fixa mantém redução de linhas em setembro, diz Anatel
O Brasil registrou pouco mais de 38,70 milhões de linhas fixas em operação no mês de setembro, o que representa menos 346.171 unidades em relação ao ...
Dólar cai 1,28% e fecha véspera de feriado cotado a R$ 3,78
O dólar comercial encerrou a quarta-feira (14) desvalorizada em 1,28%, cotado a R$ 3,782 para venda. Foi à primeira baixa após duas altas seguidas e ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions