ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Em 6 meses, órgão de proteção ao crédito registrou 7 mil novas dívidas

Osvaldo Júnior | 21/07/2017 15:58
SCPC, que registra a maior parte das dívidas de consumidores da Capital no comércio (Foto: Marcos Ermínio)
SCPC, que registra a maior parte das dívidas de consumidores da Capital no comércio (Foto: Marcos Ermínio)

Diariamente, 50 novos registros são feitos, em média, no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Capital. Durante o primeiro semestre, houve acréscimo de 7.167 títulos, conforme mostra o Boletim Econômico ACICG (Associação Comercial de Campo Grande), divulgado nesta sexta-feira (dia 21).

“No semestre, registramos um crescimento de 7.167 títulos vencidos e sem pagamento”, informou o economista da ACICG, Norman Kallmus, responsável pelo boletim. O número seria ainda maior se em junho a quantidade adicional de registros não recuasse 38% na comparação com igual mês do ano passado: foram 385 títulos a mais em junho deste ano contra 630 no mesmo período de 2016.

Essa retração pode ser pontual, decorrente da liberação dos recursos nas contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “Não é clara a razão para tal comportamento, considerando-se que tivemos outra queda no número de empregos formais, mas pode-se especular que exista alguma relação com a liberação do FGTS”, afirmou o economista.

No entanto, o fator que pesa mais é o desempenho do mercado de trabalho. “Uma análise do comportamento histórico do emprego formal no município, comparado com a inadimplência, demonstra que existe uma forte correlação entre a queda das vagas e a falta de paga mento no vencimento”, comenta Norman no relatório do boletim.

O economista cita dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), lembrando que, em junho e nos acumulados do ano e de 12 meses, houve deficit na relação entre contratações e desligamentos de trabalahadores.

“Perdemos, nos 20 dias úteis de junho, 337 vagas, ou seja, quase 17 por dia. Nos últimos 12 meses foram fechadas 4.324 vagas e em 24 meses, 13.426”, cita Norman.

Nos siga no Google Notícias