ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Em fase de acabamento, obra de porto seco tem licença renovada

Estrutura para terminal de cargas está recebendo acabamento, segundo a prefeitura

Marta Ferreira | 22/10/2020 13:30
Estrutura do terminal intermodal de cargas em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Estrutura do terminal intermodal de cargas em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Foi renovada, por mais 24 meses, a contar de 30 de setembro, a licença ambiental para a instalação do terminal intermodal de cargas em Campo Grande, mais conhecido como porto seco, na saída para Sidrolândia, no anel viário. A obra começou em 2007 e, depois de 14 anos, está para ser entregue, segundo informou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fioresi.

De acordo com ele, o terminal está em fase de acabamento, recebendo por exemplo o cercamento, assim como o poço para bombeamento de água. Ao todo, foram cerca de R$ 20 milhões investidos.

A previsão é de que o porto seco movimente até 2,2 milhões de toneladas em mercadorias por ano. O início dessa operação não tem dada estimada. Segundo explicou Fiorese, a estrutura será entregue para  a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que ficará responsável pela gestão.

A operação do porto seco já tem responsável. Em 2012, o consórcio Park X venceu licitação para regular o terminal por 30 anos. Em contrapartida, terá de investir R$ 200 milhões na estrutura do local – com terminais de cargas, combustível e armazéns, abastecidos pela malha rodoferroviária existente

Demora - As obras do terminal começaram em setembro de 2007. Desde então o empreendimento passou por uma série de entraves para sua conclusão. Em 2008, foi embargado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que apontou problemas na execução. A obra foi retomada em 2009 e seguiu até 2012, quando a empresa responsável pelos serviços entrou em recuperação judicial.

Neste ano, foi dado o aval para prorrogação do cronograma, pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutrura de Transporte).

Nos siga no Google Notícias