ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Em MS, 172 mil contribuintes declararam o Imposto de Renda

Prazo de entrega foi prorrogado até 31 de maio

Gabriel Neris | 09/04/2022 11:48
Prédio da Receita Federal no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)
Prédio da Receita Federal no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Arquivo)

Pelo menos 172 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul declararam o Imposto de Renda até o fim da tarde de sexta-feira. São aguardados 478 mil documentos até 31 de maio, último prazo de entrega.

O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final do mês de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais.

A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.

De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.

Em fevereiro, quando foram anunciadas as regras para a declaração deste ano, técnicos da Receita Federal lembraram que o auxílio emergencial, pago pelo governo para amenizar prejuízos causados pela pandemia, é considerado tributável.

Assim, se a pessoa recebeu, além do salário, o auxílio emergencial e, somando esses rendimentos tributáveis, ultrapassar o limite de R$ 28,5 mil, ela estará obrigada a apresentar declaração de IR.

Nos siga no Google Notícias