ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Em MS, 77,5 mil pessoas precisam comprovar ao INSS que estão vivas

Prazo termina em dezembro e quem não cumprir, pode ter benefício suspenso

Gabriel Neris | 15/09/2021 07:02
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Fila em frente de agência da Previdência Social, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Mais de 7,3 milhões de brasileiros segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda precisam realizar a prova de vida. Destes, 77.549 pessoas são de Mato Grosso do Sul.

O prazo termina em dezembro e quem não cumprir, poderá sofrer sanções, como a suspensão de pagamento de benefícios diante da desatualização cadastral.

Diante da pandemia da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, com aprovação do Congresso, a suspensão da prova de vida até dezembro deste ano. O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito no ano passado.

Em Mato Grosso do Sul, pelo menos 103.131 segurados fizeram a prova de vida ainda no ano passado e outros 219.609 já o fizeram neste ano.

Segurados que tiveram benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Benefícios cancelados podem ser reativados, mas, neste caso, é necessário ligar para a central 135. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS.

O recadastramento deve ser feito no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Maiores de 80 anos e pessoas a partir de 60 anos com dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida em casa. Neste caso, é necessário agendar a visita de um funcionário pelos mesmos canais de comunicação.

Nos siga no Google Notícias