ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Em primeira semana de embarques, portos exportam 56 mil toneladas de soja

Foram embarcados 26 mil toneladas no Terminal da APPM e 30 mil toneladas do Terminal do Grupo FV Cereais

Adriano Fernandes | 17/03/2020 20:21
Carregamento das balsas que fazem o transporte dos grãos no Estado. (Foto: Divulgação)
Carregamento das balsas que fazem o transporte dos grãos no Estado. (Foto: Divulgação)

O primeiro grande embarque da soja colhida na safra 2019/2020 foi embarcado nesta semana, nos dois portos de Porto Murtinho, cidade a 431 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a Semagro (Secretaria do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foram embarcados 26 mil toneladas no Terminal da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) e 30 mil toneladas do Terminal do Grupo FV Cereais.

O volume exportado só nesta semana semana representa 15% de toda soja transportada pela Hidrovia Paraguai-Paraná via Porto Murtinho, na safra passada. Ainda nessa semana, mais barcaças chegaram aos portos para da início a novos embarques.

Mais de 120 pessoas trabalham nos dois terminais, além de motoristas e outros prestadores de serviços. Os portos receberam melhorias nos próximos meses para suprir ao grande fluxo de escoamento.

Já foi licitada a pavimentação do novo acesso com 7,19 quilômetros, ligando o entroncamento da BR-267 ao Rio Paraguai. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos de 2,5 metros. O valor do investimento é de R$ 25,2 milhões.

Neste ano, Mato Grosso do Sul terá nova safra recorde de soja, previsto superar 10 milhões de toneladas. Boa parte dessa produção seguirá por transporte hidroviário via Porto Murtinho.

Nos siga no Google Notícias