ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Embargo à carne é preocupante e gera instabilidade, diz governador

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 26/06/2017 11:13
Governador falou sobre as consequências do embargo hoje. (Foto: Leonardo Rocha)
Governador falou sobre as consequências do embargo hoje. (Foto: Leonardo Rocha)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse hoje (26), que considera o embargo dos Estados Unidos à carne brasileira preocupante, além de criar um cenário de instabilidade visto os recentes escândalos envolvendo a cadeia da proteína.

"Tivermos muitos prejuízos com a carne nos últimos tempos, primeiro com a operação da Polícia Federal, depois com as delações da JBS e agora com esse embargo dos EUA. Isso cria um cenário de instabilidade", disse ele durante agenda hoje.

Mato Grosso do Sul é o segundo estado do país que mais abate gado, perdendo apenas para o Mato Grosso. Na semana passada o Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu as exportações de carne in natura para os EUA em quatro frigoríficos, entre eles o JBS de Campo Grande.

No dia seguinte, o governo americano anunciou a suspensão alegando preocupações recorrentes em relação à segurança dos produtos destinados ao mercado americano. Tudo aconteceu por uma reação da vacina da febre aftosa nos animais que iriam para o abate.

"O embargo americano é preocupante pois coloca questionamentos sobre a qualidade da carne em função da vacina da aftosa. Nosso problema agora é sobre a confiança da nossa carne, que pesa muito na balança comercial de MS", disse Reinaldo ao afirmar que está confiante que o ministro Blairo Maggi consiga reverter essa situação nos EUA.

Sobre as ações do governo para minimizar os impactos, o governador citou a redução do ICMS do boi em pé de 12% para 7%. A medida começa a valer em agosto por 90 dias e segundo ele, deve reduzir o estoque de gado gordo no Estado

"Outro objetivo nosso é que plantas que estejam fechadas possam voltar a operar para o abate, gerando emprego e fazendo o setor girar. Estamos conversando com muitos segmentos para potencializar os abates".

Nos siga no Google Notícias