ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Pecuária de MS teme que embargo dos EUA à carne gere reação em cadeia

Ricardo Campos Jr. | 23/06/2017 11:14
MS teme que decisão dos EUA possam motivar embargos de outros países (Foto: Marcos Ermínio)
MS teme que decisão dos EUA possam motivar embargos de outros países (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar de os Estados Unidos serem o destino de 0,34% das exportações de carne in natura sul-mato-grossense ao exterior, o embargo do país norte-americano aos produtos brasileiros pode influenciar outros mercados a fazerem o mesmo. O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, tem receio de que a decisão coloque em xeque a qualidade do sistema de abates como um todo.

“O volume das exportações para os EUA é pequeno. Num primeiro momento, o impacto sob o ponto de vista quantitativo, não altera significativamente o mercado. O problema maior é o impacto subjetivo”, afirma.

Segundo ele, em 2016 foram exportadas 426 toneladas de carne do estado aos Estados Unidos. As vendas externas desse setor são lideradas pela China, com 20,93%, seguida pelo Chile, com 18,55%; Rússia (11,06%); Irã (7,32%); Egito (7,21%); Holanda (6,09%) e Arábia Saudita 4,69%).

Em Mato Grosso do Sul, conforme Verruck, existem cinco plantas credenciadas a enviarem produtos aos norte-americanos.

“Não estamos num bom momento, com queda de preço, de demanda e de exportação. Um fato como esse exige medidas rápidas e o Ministério já está agindo para reverter o quadro. Estamos acompanhando o Mapa e acreditamos que esse problema será logo resolvido”, afirma.

Medidas – O ministro da agricultura, Blairo Maggi, anunciou viagem aos Estados Unidos para prestar todos os esclarecimentos necessários e tentar reverter a suspensão de compra da carne in natura brasileira. O objetivo é restabelecer o mercado que na avaliação dele, em mensagem publicada nas redes sociais, é “tão importante” ao país.

Os fatos de desencadearam os embargos começaram em março com a operação Carne Fraca, que apesar de encontrar irregularidades em poucos frigoríficos, acabou maculando a imagem do setor.

A partir de então, o USSDA (Departamento de Agricultura americano) começou a analisar com mais rigor os lotes que desembarcavam nos portos estado-unidenses. Com isso, 11% de toda a carne bovina in natura brasileira foi rejeitada, quando a média global de embargo é de 1%.

O economista Aldo Barigose explicou ao Campo Grande News que coágulos causados como reação às vacinas foram encontrados nas inspeções, tendo motivado desconfiança das autoridades americanas.

“Frigoríficos normalmente cortam esse abcesso e descontam uma arroba do produtor que manda carne com essa reação, cerca de R$ 130. O momento é de alerta e tentar reverter esse processo, olhar para o sistema de produção, olhar para a industria que produz a vacina para reduzir esse abcesso, essa rejeição. A gente tem um caminho interessante a ser percorrido”, pontua.

Nos siga no Google Notícias