ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Empresa produtora de tilápia quer gerar 800 empregos diretos em MS

Priscilla Peres | 17/08/2016 10:48
Representante da empresa se reuniu com a senadora nesta semana. (Foto: Roberto Castello)
Representante da empresa se reuniu com a senadora nesta semana. (Foto: Roberto Castello)

Mato Grosso do Sul terá uma fazenda produtora de peixes da espécie tilápia, com capacidade para produzir 100 mil toneladas por ano. O empreendimento será localizado em Selvíria - distante 404 km de Campo Grande, e depende de licença para sair do papel.

Em novembro de 2015, o diretor internacional da Tilabras, Sylvio Santoro Filho, recebeu a licença ambiental do governo do Estado, porém ainda faltam autorizações federais para que as obras comecem. Segundo ele, o processo é burocrático e deve durar mais 60 dias.

O projeto é grande e promete mudar a produção estadual de peixes, além de contribuir para o setor de emprego e renda municipal. A estimativa é de que sejam gerados 800 empregos diretos.
Até 2020, Sylvio prevê que a empresa atinja a primeira fase de produção com 25 mil toneladas anuais e faturamento anual de R$ 1 bilhão. “Isso representa um incremento de 30% na produção brasileira de tilápia”, ressaltou o representante da empresa.

O empreendimento que surgiu através da parceria entre duas empresas de renome internacional, a americana Reagal Sprigs e a brasileira Axial (representada nesse setor pela Mar & Terra).

Segundo ele, com esta produção, a multinacional será a maior produtora individual do mundo e, futuramente, o maior frigorífico de peixes do mundo. “Vamos crescer em degraus para construir a cadeia de suprimento. A multinacional vai atuar na incubação, produção, processamento e distribuição de tilápias no Brasil e principalmente no exterior".

A previsão é de que atingir a capacidade máxima em 7 anos. A operação será verticalizada e integrada com incubadora (laboratório), engorda (gaiolas), frigorífico, fábrica de farinha e óleo de peixe, produtora de biodiesel, fábrica de rações e laboratório próprio de vacinas.

Nesta semana, Sylviou se reuniu em Brasília com a senadora Simone Tebet (PMDB), que destacou o impacto de uma empresa desse porte para o Estado e dará suporte do processo de licenciamento.

Nos siga no Google Notícias