ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Empresas registradas em janeiro já estão no Supersimples

Redação | 24/01/2008 19:56

As micro e pequenas empresas que tiverem inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) a partir de 1º de janeiro já serão automaticamente consideradas como optantes do Simples Nacional na data de abertura no CNPJ. A decisão foi publicada nesta quinta-feira, dia 24, no Diário Oficial da União e pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

Já as empresas com cadastro até 31 de dezembro de 2007 estão sujeitas à regra anterior. O Comitê Gestor também alterou as regras para a apresentação da escrituração contábil das empresas optantes do Simples Nacional. Hoje, as empresas que aderem ao programa devem fazer o registro e controle das operações e prestações por meio de Livro Caixa, Livro de Registro de Entradas, Livro de Registro de Impressão de Documentos Fiscais, dentre outros.

Também foi aprovada a apresentação da contabilidade simplificada desde que observadas as regras previstas no Código Civil e nas Normas Brasileiras de Contabilidade que foram editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. A regra prevê que o empresário individual com renda bruta anual de até R$ 36 mil está dispensado da escrituração contábil.

Nos siga no Google Notícias