A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Maio de 2018

15/02/2013 18:19

Energia economizada no horário de Verão daria para abastecer Ponta Porã

Nícholas Vasconcelos

Mato Grosso do Sul atingiu a meta de 4,5 % de redução de consumo de energia elétrica o que resultou em uma economia de 9 Gwh durante o horário de Verão, quantidade que é suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Ponta Porã, com 78 mil habitantes, durante um mês.

Segundo o balanço da Enersul, que atende 74 dos 79 municípios do Estado, a energia poupada representa 60% da energia distribuída em um inteiro.

O horário de Verão termina no próximo sábado em todo País, depois de quatro meses em que de relógios adiantados para aproveitar a maior incidência de luz do Sol. Este ano, o horário especial durou 14 dias a menos que a última edição, com início à meia-noite do dia 21 de outubro e termina a meia-noite de sábado (16).

De acordo com a concessionária, o período permite uma otimização do sistema elétrico, já que as linhas de transmissão, subestações e distribuição ficam menos carregas e as termoelétricas são ativadas com menor frequência. A principal preocupação é com o horário de pico, que vai das 17h às 22h.

A meta de 4,5% definida pelo Governo Federal para as regiões Centro-Oeste e Sudeste no horário de maio consumo equivale ao abastecimento no horário de pico de Corumbá, com 99.467 habitantes.

 



SÓ ISSO, POR CINCO MESES DE SACRIFICIO ?
 
Marcos Figueiredo em 16/02/2013 12:05:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions