ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Energia economizada no horário de Verão daria para abastecer Ponta Porã

Nícholas Vasconcelos | 15/02/2013 18:19

Mato Grosso do Sul atingiu a meta de 4,5 % de redução de consumo de energia elétrica o que resultou em uma economia de 9 Gwh durante o horário de Verão, quantidade que é suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Ponta Porã, com 78 mil habitantes, durante um mês.

Segundo o balanço da Enersul, que atende 74 dos 79 municípios do Estado, a energia poupada representa 60% da energia distribuída em um inteiro.

O horário de Verão termina no próximo sábado em todo País, depois de quatro meses em que de relógios adiantados para aproveitar a maior incidência de luz do Sol. Este ano, o horário especial durou 14 dias a menos que a última edição, com início à meia-noite do dia 21 de outubro e termina a meia-noite de sábado (16).

De acordo com a concessionária, o período permite uma otimização do sistema elétrico, já que as linhas de transmissão, subestações e distribuição ficam menos carregas e as termoelétricas são ativadas com menor frequência. A principal preocupação é com o horário de pico, que vai das 17h às 22h.

A meta de 4,5% definida pelo Governo Federal para as regiões Centro-Oeste e Sudeste no horário de maio consumo equivale ao abastecimento no horário de pico de Corumbá, com 99.467 habitantes.

Nos siga no Google Notícias