A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

12/07/2017 11:16

Exportação em frigorífico de MS é suspensa por detecção de salmonela

Ministério suspendeu vendas ao exterior até que unidade da JBS se adeque as regras

Priscilla Peres
Três unidades da Seara no país estão nessa situação. (Foto: Divulgação)Três unidades da Seara no país estão nessa situação. (Foto: Divulgação)

As exportações de carne de frango do frigorífico da Seara em Sidrolândia - distante 71 km de Campo Grande, para a União Europeia, está suspensa. A decisão é do Ministério da Agricultura e temporária, devido a grande quantidade da bactéria salmonela encontrada no produto.

Além da unidade de MS, outra duas pertencentes a Seara estão na mesma situação, sendo em Rolândia no Paraná e em Nuporanga, São Paulo. Todas subsidiárias da JBS, segundo informações do Valor Econômico.

A auditora fiscal federal agropecuária de MS, Regia Paula Vilaça Queiroz explica que a decisão do Ministério ocorre após várias notificações da União Europeia sobre o teor de bactéria no frango brasileiro.

"O DEPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem e Animal) mandou aos frigoríficos novas regras do que fazer antes de encaminhar o produto para exportação. Eles terão que implantar, passar por exames de inspeção, revisão e então será liberado", conta Regia.

Ela afirma ainda que existem regras para medir a salmonela e que encontrá-la nos produtos é normal dentro de limites, porém estavam sendo notificações constantes o que não pode acontecer, do ponto de vista sanitário. A bactéria é nociva à saúde humana.

Procurada pelo Campo Grande News, a JBS respondeu em nota que está se adequando as novas regras. “Das fábricas envolvidas na suspensão temporária das exportações de frango à UE, três são de propriedade da Seara - Nuporanga (SP), Sidrolândia (MS) e Campo Mourão (PR). A empresa declara que estão sendo tomadas providências para que as exportações sejam retomadas o mais rapidamente possível.”



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions