ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Exportação em frigorífico de MS é suspensa por detecção de salmonela

Ministério suspendeu vendas ao exterior até que unidade da JBS se adeque as regras

Priscilla Peres | 12/07/2017 11:16
Três unidades da Seara no país estão nessa situação. (Foto: Divulgação)
Três unidades da Seara no país estão nessa situação. (Foto: Divulgação)

As exportações de carne de frango do frigorífico da Seara em Sidrolândia - distante 71 km de Campo Grande, para a União Europeia, está suspensa. A decisão é do Ministério da Agricultura e temporária, devido a grande quantidade da bactéria salmonela encontrada no produto.

Além da unidade de MS, outra duas pertencentes a Seara estão na mesma situação, sendo em Rolândia no Paraná e em Nuporanga, São Paulo. Todas subsidiárias da JBS, segundo informações do Valor Econômico.

A auditora fiscal federal agropecuária de MS, Regia Paula Vilaça Queiroz explica que a decisão do Ministério ocorre após várias notificações da União Europeia sobre o teor de bactéria no frango brasileiro.

"O DEPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem e Animal) mandou aos frigoríficos novas regras do que fazer antes de encaminhar o produto para exportação. Eles terão que implantar, passar por exames de inspeção, revisão e então será liberado", conta Regia.

Ela afirma ainda que existem regras para medir a salmonela e que encontrá-la nos produtos é normal dentro de limites, porém estavam sendo notificações constantes o que não pode acontecer, do ponto de vista sanitário. A bactéria é nociva à saúde humana.

Procurada pelo Campo Grande News, a JBS respondeu em nota que está se adequando as novas regras. “Das fábricas envolvidas na suspensão temporária das exportações de frango à UE, três são de propriedade da Seara - Nuporanga (SP), Sidrolândia (MS) e Campo Mourão (PR). A empresa declara que estão sendo tomadas providências para que as exportações sejam retomadas o mais rapidamente possível.”

Nos siga no Google Notícias