ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Extração mineral de produtos para construção civil arrecada R$ 3,2 milhões

Valor representa compensação paga pelas empresas a Mato Grosso do Sul e municípios

Ana Paula Chuva | 23/05/2022 14:06
Embarcação durante extração de areia em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação | Governo de MS)
Embarcação durante extração de areia em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação | Governo de MS)

Os produtos minerais usados na construção civil – calcários, pedra britada e areias - renderam a Mato Grosso do Sul R$ 3,2 milhões em CFEM (Contribuição Financeira de Exploração Mineral). Os itens são conhecidos como bens minerais agregados para o setor, ou seja, materiais granulares sem forma e volume definidos de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras e pavimentação de estradas.

Entre os materiais, se destacaram a pedra britada, o cascalho e as areais naturais, obtidas por moagem de rocha. Além das argilas e substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros.

Segundo o Eduardo Pereira, secretário executivo da Cadeia Produtiva Mineral do Estado e Presidente do Conselho Estadual do Trabalho, o segmento mineral gera atualmente 2.940 postos de trabalho direto e outros 1.600 empregos indiretos, conforme dados oficias do CAGED no Estado.

A arrecadação de 2021 é oriunda da extração de brita de Calcários (Serra do Bodoquena) e basaltos (Formação Serra Geral) e areias dos rios Paraná, Aquidauana, Dourados e Paraguai. Os municípios produtores são Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Campo Grande, Dourados, Itaporã, Três Lagoas, Bataguassu, Anastácio, Corumbá, Amambai, Naviraí, Mundo Novo, Miranda, Brasilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Costa Rica.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, as mineradoras de areias e cascalheiras estão em praticamente em todas as regiões do Estado, gerando renda e emprego.

“As mineradoras de área e cascalho são basicamente geridas por empresas familiares. Já as de extração de basalto e calcários para brita, são de empresas especializadas na extração e britagem, que demandam uma equipe mais especializada técnica”, afirmou Verruck.

Nos siga no Google Notícias