ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Falta de mão de obra ameaça crescimento de 3,5% da agricultura

Caroline Maldonado | 21/11/2014 08:06
Falta mão de obra preocupa produtores e terá que ser superada para que produção de alimentos cresça (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)
Falta mão de obra preocupa produtores e terá que ser superada para que produção de alimentos cresça (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

Para atender demanda mundial, espera-se que produtores sul-mato-grossenses e das demais regiões do país tenham crescimento de 3,5% ano. A previsão é de que a produção brasileira aumente em 40% até 2020, já que o crescimento da população, a migração da zona rural para a urbana e a alta na renda per capita trarão a necessidade de ampliação da produção em 20%, em todo o mundo. Mas para alcançar essa meta, os produtores terão que superar desafios como a falta de mão de obra e a concentração de produção.

Os dados foram apresentados pelo professor da FDC (Fundação Dom Cabral, Alberto Duque Portugal), em palestra ministrada nesta quarta-feira (19), na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). De acordo com o especialista, a mão de obra está escassa tanto em quantidade como em produtividade e 0,7% dos produtores produzem 52% do valor bruto da produção do Brasil.

Na avaliação do pesquisador, o Brasil é o mais capacitado para atender boa parte da demanda mundial por alimentos, mas os produtores terão que buscar informações para melhorar a gestão. "Tem que se tratar também a gestão tanto dentro do negócio, como por exemplo, a governança do negócio, a análise de risco, como fora da porteira, como política pública, a participação do produtor", disse.

Demanda - Segundo o especialista, a maior parte do crescimento populacional está localizada nos países dos continentes asiáticos e africanos, regiões que não apresentam expectativas de aumento do volume da produção agropecuária.

"Num futuro próximo, a fração da produção agrícola a ser comercializada precisará será cada vez maior, considerando o aumento da população mundial que não acompanha a distribuição de terras aráveis e a capacidade de geração de alimentos", explicou.

A produção do setor, cresceu 220% entre 1990 e 2013, enquanto a área, em nível bem menos expressivo, subiu 40%, conforme o professor. "Este resultado é fruto do crescimento da produtividade que, no período analisado, aumentou 128%, graças ao uso da tecnologia. E não há como deixar de elevar a produtividade porque é ela que faz o produtor se manter competitivo no mercado e ganhar dinheiro".

Nos siga no Google Notícias