ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Férias de verão devem abrir 28 mil vagas de trabalho temporário, estima setor

Marli Moreira, da Agência Brasil | 18/01/2013 14:29

A contratação de trabalhadores temporários nos setores de lazer e entretenimento deve crescer 12% nas férias de verão deste ano em relação ao mesmo período de 2012, estima a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).

A previsão é de que sejam abertas 28 mil vagas, com possibilidade de efetivação de10% dos contratados (percentual que representa o número de trabalhadores que devem permanecer na empresa após a alta temporada). A maioria (24 mil) das vagas é para atuar parques temáticos, aquáticos, de diversão, clubes, hoteis, pousadas, acampamentos, bares, restaurantes e agências de turismo.

As funções mais requisitadas são para atendimento, monitoria, recreação, operação de brinquedos, garçons, cumins, operador de turismo, serviços de quarto, serviços de cozinha e salva-vidas.

Para ser contratado, o candidato deve demonstrar liderança, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade e simpatia. Há oportunidades para quem tem pouca escolaridade ou nível universitário e fluência em inglês ou espanhol. Podem disputar as vagas estudantes no último ano de psicologia, propaganda e publicidade, educação física, pedagogia, turismo, hotelaria e administração. Entre as empresas contratantes estão hipermercados, supermercados e redes de fast food. As principais vgas são para a linha de produção, degustação e promoção. Nestes casos, é exigido o ensino médico completo, comunicação, simpatia. Algumas empresas exigem experiência na área.

O levantamento, encomendado pela Asserttem/Sindeprestem ao Instituto Ipema, indica que dos 24 mil postos temporários mais solicitados pelo mercado de trabalho, dois mil (8%) têm chances de serem efetivados e seis mil (25%) deverão ser jovens em situação de primeiro emprego. Estão previstas quatro mil vagas nos segmentos do comércio de lazer, marketing promocional e eventos.

A Região Sudeste deve abrir o maior número de postos no Brasil, 14.610 vagas, correspondente a 52,18% do total, sendo a maioria no estado de São Paulo (8.240), seguido por Minas Gerais (3.212), pelo Rio de Janeiro (2.542) e pelo Espírito Santo (616). O Sul aparece na segunda colocação (5.891 vagas) ou 21,04% do total. O menor movimento deve ocorrer no norte do país, com 1.151 postos temporários.

Nos siga no Google Notícias