ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Geada pode ter afetado 45 mil ha de milho em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda | 28/06/2011 16:38
Geada na região sul afeta produção agrícola.
Geada na região sul afeta produção agrícola.

A geada registrada nesta semana pode ter prejudicado pelo menos 45 mil hectares do plantio de milho no Estado, segundo informações da Fundação MS, órgão especializado em pesquisa agropecuária.

Segundo o pesquisador Roney Pedroso, o milho suscetível às baixas temperaturas é o que foi plantado depois do prazo em março deste ano, prorrogado por conta da chuva. A cultura plantada no período correto, cerca de 50% dos 950 mil hectares em MS, está em fase de maturação e por isso não é ameaçada.

“Este é um número extra-oficial e prematuro ainda. Estamos calculando as estimativas”, diz Roney.

Dourados, Paranhos, Tacuru e Ponta Porã foram os municípios que registraram geada na segunda e hoje. “Alguns registraram as baixas temperaturas em um dia e outros nos dois. O segundo dia foi mais severo”, explicou o especialista.

Além do milho, as pastagens também foram prejudicadas com as geadas na região Sul do Estado e podem comprometer a alimentação do gado, que pode perder peso.

A expectativa dos produtores é a previsão de chuva ainda para esta semana. No entanto, segundo Pedro, a pastagem pode rebrotar com a chuva, enquanto o milho atingido não será mais recuperado.

A geada e a estiagem eram apontados como fatores de risco na produção do milho safrinha que foi plantado tardiamente neste ano. A colheita do milho está prevista para o fim de julho e início de agosto.

Nos siga no Google Notícias