ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governador diz que ponte vai reduzir 17 dias nas exportações para a Ásia

Em Carmelo Peralta (PY), já está tudo pronto para lançamento da pedra fundamental da obra que ligará países

Gabriela Couto e Aline dos Santos, de Carmelo Peralta | 13/12/2021 10:05
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante entrevista coletiva no local onde ocorrerá o lançamento da pedra fundamental de ponte no Rio Paraguai, em Carmelo Peralta (PY). (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante entrevista coletiva no local onde ocorrerá o lançamento da pedra fundamental de ponte no Rio Paraguai, em Carmelo Peralta (PY). (Foto: Henrique Kawaminami)

A principal ponte da Rota Bioceânica, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, será lançada nesta manhã, em Carmelo Peralta (PY). O evento marcado para às 11h, contará com a presença de autoridades do Brasil e do Paraguai para lançamento da pedra fundamental da obra.

No local, já está tudo pronto, com uma tenda e banda do Exército paraguaio. A cidade do país vizinho fica a 20 minutos de barco de Porto Murtinho (MS), localizada a 439 km da Capital. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou a importância da obra para o Estado.

"A viagem dos produtos terá redução de 17 dias do que é hoje, ou seja, 17 dias a menos de navio. Esta é uma obra sonhada por muitos. Vai dar mais competitividade e integrar o turismo dos quatro países", afirmou.

A obra terá duração de dois anos e meio e custará US$ 82 milhões. O investimento será pago com recursos da Itaipu Binacional. "O grande desafio depois da obra será a integração das alfândegas dos países. Hoje, 68% das exportações são para os consumidores asiáticos", acrescentou o governador.

Ou seja, esse processo poderá baratear ainda mais o produto brasileiro e, consequentemente, torná-lo mais competitivo. Outra vantagem expressada pelo governador, foi a questão ambiental, tão discutida em torno da produção brasileira nos últimos anos.

“Todas as vias de acesso que foram ampliadas e asfaltadas já existiam, ou seja, tinham licenciamento ambiental. Toda a estrutura foi pensada por todos, governos estadual, brasileiro e paraguaio. Esse cuidado é fundamental continuarmos cada vez mais competitivos no exterior”, analisou Azambuja.

Já o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), afirmou que se fala dessa integração desde de 1999, mas apenas agora, saiu do papel. Ainda conforme o prefeito, a obra colocará a cidade no mapa das mais importantes do país para o escoamento da produção nacional.

"Porto Murtinho tem hoje 17 mil habitantes, mas o impulsionamento econômico da Rota Bioceânica poderá nos trazer investimentos e a expectativa de um crescimento populacional de 6 mil moradores a mais.

Outra percepção nossa, é a quantidade de terrenos que estão sendo comercializados e, esse fenômeno, gera arrecadação do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis)”, concluiu Cintra.

Nos siga no Google Notícias