ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Governo lança programa para dobrar produção de peixes até 2022

Estado tem capacidade para produzir 23 mil toneladas e os projetos preveem 62 mil toneladas nos próximos anos

Gabriel Neris | 08/10/2020 09:24
Produtores jogam rede para captura de peixes em tanque de Jaraguari (Foto: Néia Maceno)
Produtores jogam rede para captura de peixes em tanque de Jaraguari (Foto: Néia Maceno)

O governo do Estado lançou o Propeixe (Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Peixe) com o objetivo de dobrar o processamento de peixes até 2022.

De acordo com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Mato Grosso do Sul conta atualmente com sete polos de produção.

São mais de 1,3 mil psicultores mapeados, a maioria formada por pequenos produtores, em 2,4 mil hectares de tanques escavados e 1,7 mil unidades de tanques de rede.

Somente entre 2019/2020 foram produzidas 20,3 mil toneladas de tilápia e 3,6 mil toneladas de peixes nativos. O Estado lidera o ranking de maior exportador de tilápia do País, responsável por 84,8% do total. Segundo a Semagro, o Estado tem capacidade para produzir 23 mil toneladas e os projetos preveem 62 mil toneladas nos próximos anos.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, o setor tem nove unidades de processamento de peixe em fase de projeto ou em construção.

“O programa foi construído juntamente com o setor produtivo para ter efetividade e vem no momento ideal. Entre as nossas metas com o Propeixe está mais que dobrar a produção, aumentar a capacidade de processamento e posicionar Mato Grosso do Sul entre os cinco maiores produtores do país, hoje somos o oitavo”, afirma o secretário.

Nos siga no Google Notícias