A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

19/07/2018 18:04

Grupo argentino pede ajuda para construção de novo terminal portuário

Grupo também atua no Paraguai com processo de milho, soja, trigo e amendoim e tem interesse em comprar os grãos de Mato Grosso do Sul

Gabriel Neris
Grupo argentino apresentou projeto de novo terminal ao governo do Estado (Foto: Segov/Divulgação)Grupo argentino apresentou projeto de novo terminal ao governo do Estado (Foto: Segov/Divulgação)

Representantes do grupo argentino AGD apresentaram detalhes do projeto de investimento na criação de um novo terminal portuário para exportação de commodities em Porto Murtinho – a 431 km de Campo Grande – e solicitaram do governo do Estado ajuda para atuar no município.

O grupo também atua no Paraguai com processo de milho, soja, trigo e amendoim e tem interesse em comprar os grãos de Mato Grosso do Sul. A AGD adquiriu uma área para instalação do terminal portuário.

A proposta é que o porto seja de uso da empresa e de terceiros com o objetivo principal de comprar matéria-prima e levar para processar na Argentina. Para otimização da estrutura, a ideia é fazer o caminho de volta também com carga e prestar serviço para outros interessados.

Em contrapartida, foi solicitado ao governo a manutenção do decreto do Proeip (Programa de Estímulo à Exportação ou Importação pelo Porto de Porto Murtinho), em vigência até 2025, os incentivos fiscais e o acesso até à área.

Conforme o governo do Estado, passaram pelo terminal de Porto Murtinho 6 mil toneladas de produtos em 2015, 45,6 mil toneladas exportadas em 2016, 183 mil toneladas exportadas no ano passado. Pelo terminal de Corumbá foram exportadas 4,8 milhões de toneladas de minério em 2015, 3,9 milhões de toneladas há dois anos e 3,8 milhões de toneladas em 2017.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions