ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Homex paga rescisão de parte dos trabalhadores na próxima semana

Carlos Martins | 22/03/2013 14:14

O presidente do Sindicato da Construção Civil de Mato Grosso do Sul, José Abelha Neto, disse, hoje, que na próxima semana, a entidade e o Ministério do Trabalho, farão a rescisão de 97 trabalhadores no canteiro de obras da Homex. Segundo o presidente, o sindicato fez uma assembleia com cerca de 200 trabalhadores e parte do grupo resolveu terminar o contrato que estava sendo mantido mesmo com a empresa mexicana tendo paralisada as obras de construção de unidades habitacionais na Capital.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira durante audiência pública na Câmara Municipal que discutiu vários problemas envolvendo a Homex, entre eles, rachaduras e infiltrações nas residências que a empresa construiu. A empresa mexicana, que já construiu 464 casas na Capital, assinou um termo de compromisso com a Caixa Econômica Federal se comprometendo a fazer os reparos e dar continuidade às obras. Restam ainda quatro conjuntos residenciais para serem concluídos.

Abelha Neto disse que o sindicato não recebeu nenhuma reclamação de atraso no pagamento dos salários. A empresa mandou um ofício em novembro dizendo que paralisaria as obras, mas continuaria pagando o salário dos funcionários (de oito horas), mesmo com eles parados. “Metade deles não aceitou ficar recebendo sem trabalhar e pediram para fazer a rescisão, pois o mercado está aquecido e eles querem trabalhar, fazendo jus ao salário”, explicou.

O presidente do sindicato disse que a empresa chegou a Campo Grande “com muita sede ao pote”, e quis impor uma forma de trabalhar diferente, em desacordo com a legislação trabalhista. “Eles iniciaram trabalhando em três turnos, eu nunca havia visto isso. Depois, quando começaram os problemas, diminuíram para dois turnos e por fim, para um. Se com um turno já existem problemas, imaginem com três”, analisou.

Nos siga no Google Notícias